Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS

Palavra-chaves: TEXTO LITERÁRIO, INTERPRETAÇÃO, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA. Comunicação Oral (CO) GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45419
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 357
    "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS"
    "resumo" => "Resumo: O trabalho com o texto literário em sala de aula demanda tempo para a escolha, necessidade de apropriações de conceitos ligados à teoria literária como: gênero literário, conceito de literatura, ou seja, tentativas de conceituação de literatura e algum conhecimento prévio sobre crítica literária, principalmente, no que tange à análise e interpretação de tais textos. Além disso, o professor precisa ser um leitor do texto literário, condição sem a qual fica praticamente impossível desenvolver um trabalho efetivo na formação do aluno leitor de literatura. Trazemos aqui o conto “Medo”, de Cora Coralina, e sugerimos uma leitura dele que poderá ser utilizada nos dois últimos anos do Ensino Fundamental e no 1º ano do ensino médio. Na primeira parte, revisitamos as concepções de gênero literário nas formulações de Rossenfeld (2006); concepções de literatura na visão refletida por Eagleton (2003), e por Abreu (2006), assim como nos utilizamos do texto “A interpretação da obra literária”, de Bosi (2003) para que tenhamos uma noção fundamentada de análise e interpretação do texto literário. Nessa perspectiva, também traremos as contribuições de Candido (2004), no que tange à análise de tais textos. Visitamos, também, a Base Comum Curricular(BNCC), com atenção para o que preconiza o “Campo artístico-literário”. A segunda parte do trabalho traz uma proposição de leitura com o conto, que poderá ser utilizada como sugestão para o trabalho com o texto literário em sala de aula. O tema da morte é tratado no texto sob o viés do humor, tornando possível uma discussão sobre o assunto sem o peso que é inerente a esse fenômeno da existência humana.  Esperamos que o nosso olhar, enquanto professora da Educação básica, contribua para a prática de outros professores e professoras de literatura nessa modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas"
    "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, INTERPRETAÇÃO, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID357_30072018165331.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA"
    "autor_email" => "hildeniaonias@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45419
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 357
    "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS"
    "resumo" => "Resumo: O trabalho com o texto literário em sala de aula demanda tempo para a escolha, necessidade de apropriações de conceitos ligados à teoria literária como: gênero literário, conceito de literatura, ou seja, tentativas de conceituação de literatura e algum conhecimento prévio sobre crítica literária, principalmente, no que tange à análise e interpretação de tais textos. Além disso, o professor precisa ser um leitor do texto literário, condição sem a qual fica praticamente impossível desenvolver um trabalho efetivo na formação do aluno leitor de literatura. Trazemos aqui o conto “Medo”, de Cora Coralina, e sugerimos uma leitura dele que poderá ser utilizada nos dois últimos anos do Ensino Fundamental e no 1º ano do ensino médio. Na primeira parte, revisitamos as concepções de gênero literário nas formulações de Rossenfeld (2006); concepções de literatura na visão refletida por Eagleton (2003), e por Abreu (2006), assim como nos utilizamos do texto “A interpretação da obra literária”, de Bosi (2003) para que tenhamos uma noção fundamentada de análise e interpretação do texto literário. Nessa perspectiva, também traremos as contribuições de Candido (2004), no que tange à análise de tais textos. Visitamos, também, a Base Comum Curricular(BNCC), com atenção para o que preconiza o “Campo artístico-literário”. A segunda parte do trabalho traz uma proposição de leitura com o conto, que poderá ser utilizada como sugestão para o trabalho com o texto literário em sala de aula. O tema da morte é tratado no texto sob o viés do humor, tornando possível uma discussão sobre o assunto sem o peso que é inerente a esse fenômeno da existência humana.  Esperamos que o nosso olhar, enquanto professora da Educação básica, contribua para a prática de outros professores e professoras de literatura nessa modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas"
    "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, INTERPRETAÇÃO, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID357_30072018165331.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA"
    "autor_email" => "hildeniaonias@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo: O trabalho com o texto literário em sala de aula demanda tempo para a escolha, necessidade de apropriações de conceitos ligados à teoria literária como: gênero literário, conceito de literatura, ou seja, tentativas de conceituação de literatura e algum conhecimento prévio sobre crítica literária, principalmente, no que tange à análise e interpretação de tais textos. Além disso, o professor precisa ser um leitor do texto literário, condição sem a qual fica praticamente impossível desenvolver um trabalho efetivo na formação do aluno leitor de literatura. Trazemos aqui o conto “Medo”, de Cora Coralina, e sugerimos uma leitura dele que poderá ser utilizada nos dois últimos anos do Ensino Fundamental e no 1º ano do ensino médio. Na primeira parte, revisitamos as concepções de gênero literário nas formulações de Rossenfeld (2006); concepções de literatura na visão refletida por Eagleton (2003), e por Abreu (2006), assim como nos utilizamos do texto “A interpretação da obra literária”, de Bosi (2003) para que tenhamos uma noção fundamentada de análise e interpretação do texto literário. Nessa perspectiva, também traremos as contribuições de Candido (2004), no que tange à análise de tais textos. Visitamos, também, a Base Comum Curricular(BNCC), com atenção para o que preconiza o “Campo artístico-literário”. A segunda parte do trabalho traz uma proposição de leitura com o conto, que poderá ser utilizada como sugestão para o trabalho com o texto literário em sala de aula. O tema da morte é tratado no texto sob o viés do humor, tornando possível uma discussão sobre o assunto sem o peso que é inerente a esse fenômeno da existência humana. Esperamos que o nosso olhar, enquanto professora da Educação básica, contribua para a prática de outros professores e professoras de literatura nessa modalidade de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.