Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

UMA PROPOSTA DE IMERSÃO NA LITERATURA POPULAR EM SALA DE AULA: DO REPENTE AO RAP, POESIA QUE RESISTE

Palavra-chaves: POESIA POPULAR, LITERATURA BRASILEIRA, LITERATURA DE CORDEL Pôster (PO) GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido nas aulas de Literatura Brasileira II, componente curricular do curso de Letras – Português, na Universidade Federal da Paraíba, sob orientação da professora Dra. Socorro de Fátima Pacífico Barbosa. Barbosa (2014) propõe o ensino de literatura através de projetos didáticos e temas caracterizadores, de modo que nos apropriamos do tema caracterizador “Campo, sertão e cidade”, proposto por Zilberman (2005). Através da seleção de obras do cânone literário brasileiro e de artistas populares, foi possível estabelecer o diálogo entre o erudito e o popular, bem como contemplar as diversas modalidades da poesia oral e escrita, considerando-se seus lugares de origem. Entende-se que a poesia oral e a literatura popular pode propiciar uma prática de ensino-aprendizagem mais significativa em língua portuguesa, uma vez que traz aspectos de ambas as modalidades da língua - oral e escrita.

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