Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O TRABALHO COM A LITERATURA E O CINEMA NO ENSINO SUPERIOR: MÉTODO E RECEPÇÃO

Palavra-chaves: LITERATURA, CINEMA, METODOLOGIA DE ENSINO, RECEPÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 11: Tradução Intersemiótica e Narrativas Fílmicas: legendas e imagens contando histórias
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45422
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 300
    "inscrito_id" => 377
    "titulo" => "O TRABALHO COM A LITERATURA E O CINEMA NO ENSINO SUPERIOR: MÉTODO E RECEPÇÃO"
    "resumo" => "Sabemos que o cinema é um recurso metodológico bastante utilizado na sala de aula, no entanto, este ainda pode ser visto como algo que apenas “preenche” alguns momentos das discussões teóricas apresentadas pelos professores. Considerando o contexto em que isto é realizado, de que forma a utilização destes filmes contribui para o aprendizado dos alunos? A partir deste questionamento apresentamos o objetivo deste trabalho que é analisar de que modo o filme é utilizado enquanto recurso metodológico nas aulas de literatura de língua inglesa no ensino superior. Em um âmbito mais específico, identificamos e analisamos o modo como o professor desenvolve uma sequência didática para trabalhar o texto literário utilizando a sua adaptação cinematográfica, e de que modo acontece a recepção e a compreensão do texto literário por parte dos alunos. Observamos uma sequência didática na qual foi trabalhada o romance “Mrs. Dalloway” de Virgínia Wolf logo, metodologicamente, dividimos esta pesquisa em: a) pesquisa bibliográfica (discussão teórica sobre o texto literário, a adaptação cinematográfica e a estética da recepção); b) pesquisa de campo (a aplicação de um questionário junto ao professor e aos alunos e as observações das aulas em que o texto literário foi trabalhado junto com a sua adaptação cinematográfica); c) análise do material coletado. Após a leitura das respostas apresentadas nos questionários e da observação e análise das informações coletadas durante as aulas, pudemos destacar alguns pontos importantes, dentre eles temos: a importância do trabalho que envolve a literatura e o cinema dentro de um contexto adequado e a forma variada como este pode ser desenvolvido considerando as aulas que foram observadas. Podemos concluir que há possibilidades de se trabalhar o texto literário junto à sua adaptação cinematográfica, considerando que ainda há uma necessidade de se trabalhar texto e filme de modo distinto. Talvez, relacionar estas duas linguagens seja uma possibilidade, contexto no qual o professor pode mostrar ao aluno de que forma estas duas linguagens são importantes e complementares para uma melhor compreensão da obra literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11: Tradução Intersemiótica e Narrativas Fílmicas: legendas e imagens contando histórias"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, CINEMA, METODOLOGIA DE ENSINO, RECEPÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA11_ID377_06082018233731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNÓLIA DE NEGREIROS CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "MAGNÓLIA DE NEGREIROS"
    "autor_email" => "magnoliancruz@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45422
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 300
    "inscrito_id" => 377
    "titulo" => "O TRABALHO COM A LITERATURA E O CINEMA NO ENSINO SUPERIOR: MÉTODO E RECEPÇÃO"
    "resumo" => "Sabemos que o cinema é um recurso metodológico bastante utilizado na sala de aula, no entanto, este ainda pode ser visto como algo que apenas “preenche” alguns momentos das discussões teóricas apresentadas pelos professores. Considerando o contexto em que isto é realizado, de que forma a utilização destes filmes contribui para o aprendizado dos alunos? A partir deste questionamento apresentamos o objetivo deste trabalho que é analisar de que modo o filme é utilizado enquanto recurso metodológico nas aulas de literatura de língua inglesa no ensino superior. Em um âmbito mais específico, identificamos e analisamos o modo como o professor desenvolve uma sequência didática para trabalhar o texto literário utilizando a sua adaptação cinematográfica, e de que modo acontece a recepção e a compreensão do texto literário por parte dos alunos. Observamos uma sequência didática na qual foi trabalhada o romance “Mrs. Dalloway” de Virgínia Wolf logo, metodologicamente, dividimos esta pesquisa em: a) pesquisa bibliográfica (discussão teórica sobre o texto literário, a adaptação cinematográfica e a estética da recepção); b) pesquisa de campo (a aplicação de um questionário junto ao professor e aos alunos e as observações das aulas em que o texto literário foi trabalhado junto com a sua adaptação cinematográfica); c) análise do material coletado. Após a leitura das respostas apresentadas nos questionários e da observação e análise das informações coletadas durante as aulas, pudemos destacar alguns pontos importantes, dentre eles temos: a importância do trabalho que envolve a literatura e o cinema dentro de um contexto adequado e a forma variada como este pode ser desenvolvido considerando as aulas que foram observadas. Podemos concluir que há possibilidades de se trabalhar o texto literário junto à sua adaptação cinematográfica, considerando que ainda há uma necessidade de se trabalhar texto e filme de modo distinto. Talvez, relacionar estas duas linguagens seja uma possibilidade, contexto no qual o professor pode mostrar ao aluno de que forma estas duas linguagens são importantes e complementares para uma melhor compreensão da obra literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11: Tradução Intersemiótica e Narrativas Fílmicas: legendas e imagens contando histórias"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, CINEMA, METODOLOGIA DE ENSINO, RECEPÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA11_ID377_06082018233731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNÓLIA DE NEGREIROS CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "MAGNÓLIA DE NEGREIROS"
    "autor_email" => "magnoliancruz@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Sabemos que o cinema é um recurso metodológico bastante utilizado na sala de aula, no entanto, este ainda pode ser visto como algo que apenas “preenche” alguns momentos das discussões teóricas apresentadas pelos professores. Considerando o contexto em que isto é realizado, de que forma a utilização destes filmes contribui para o aprendizado dos alunos? A partir deste questionamento apresentamos o objetivo deste trabalho que é analisar de que modo o filme é utilizado enquanto recurso metodológico nas aulas de literatura de língua inglesa no ensino superior. Em um âmbito mais específico, identificamos e analisamos o modo como o professor desenvolve uma sequência didática para trabalhar o texto literário utilizando a sua adaptação cinematográfica, e de que modo acontece a recepção e a compreensão do texto literário por parte dos alunos. Observamos uma sequência didática na qual foi trabalhada o romance “Mrs. Dalloway” de Virgínia Wolf logo, metodologicamente, dividimos esta pesquisa em: a) pesquisa bibliográfica (discussão teórica sobre o texto literário, a adaptação cinematográfica e a estética da recepção); b) pesquisa de campo (a aplicação de um questionário junto ao professor e aos alunos e as observações das aulas em que o texto literário foi trabalhado junto com a sua adaptação cinematográfica); c) análise do material coletado. Após a leitura das respostas apresentadas nos questionários e da observação e análise das informações coletadas durante as aulas, pudemos destacar alguns pontos importantes, dentre eles temos: a importância do trabalho que envolve a literatura e o cinema dentro de um contexto adequado e a forma variada como este pode ser desenvolvido considerando as aulas que foram observadas. Podemos concluir que há possibilidades de se trabalhar o texto literário junto à sua adaptação cinematográfica, considerando que ainda há uma necessidade de se trabalhar texto e filme de modo distinto. Talvez, relacionar estas duas linguagens seja uma possibilidade, contexto no qual o professor pode mostrar ao aluno de que forma estas duas linguagens são importantes e complementares para uma melhor compreensão da obra literária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.