Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ESCOLA ESTADUAL DA SEDE DO MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE /CE

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar resultados preliminares sobre uma pesquisa a respeito da atuação docente frente as temáticas de Gênero e Diversidade Sexual na Escola Estadual do Município de Novo Oriente – Ce. Utilizando como elemento base os normativos educacionais como a Constituição Federal – CF; Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB; e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e autores como Costa (2008), Minayo (2003), Lakatos & Marconi (1982), Louro (1997) que vem somar com o estudo em construção. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que objetiva compreender as contradições que circundam as Instituições de Ensino em relação a materialização do trabalho docente, que em muitos casos, não dialogam de forma positiva conforme os subsídios da política de educação com base no exercício profissional. Os resultados apontam à reflexão em construção sobre estigmas das relações de gênero no âmbito educacional. Concluímos a análise ressaltando que a educação de gênero e diversidade sexual é um caminho eficaz para suscitar debates em torno da negatividade, do preconceito sexual e que relações de poder em sociedade possam ser reexaminadas como decorrência de um país mais harmonioso socialmente pelo viés da educação social.

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