Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

MPB NA ESCOLA – COMO E POR QUÊ

Palavra-chaves: POESIA MUSICAL, POESIA NA SALA DE AULA, FORMAÇÃO DE LEITORES Comunicação Oral (CO) GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas
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      expectativas e de repertório cultural de alunos na faixa etária de doze a quatorze anos, cursando o\r\n
      oitavo ano do ensino fundamental de escola particular. Uma vez que a problematização do termo leva\r\n
      a perceber sua fluidez e imprecisão, as reflexões coletivas sobre o tema, apesar de inconclusivas,\r\n
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      produção musical na nossa língua, bem como aponta aspectos de identidade com a cultura brasileira.\r\n
      Mais que isso, comprova o reconhecimento do atributo da poiesis na linguagem. Para tanto, tecerei\r\n
      meu diálogo teórico com SCHILLER (2010), JARDIM (2005), COMPAGNON (2010) e ANDRADE\r\n
      (1972), mas também construirei minha voz junto a jornalistas, artistas e compositores que participaram\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A partir de relatos pessoais, o presente trabalho traz reflexões e vivências sobre o conceito de música popular brasileira e a sua importância para a formação estética, poética, social e política da juventude. A partir da experiência com esse gênero musical em sala de aula foi possível, ainda, fomentar a construção de importantes conceitos da teoria literária, como conotação, funções da literatura e versificação, bem como propor mais leitura de poesia e ampliação do horizonte de expectativas e de repertório cultural de alunos na faixa etária de doze a quatorze anos, cursando o oitavo ano do ensino fundamental de escola particular. Uma vez que a problematização do termo leva a perceber sua fluidez e imprecisão, as reflexões coletivas sobre o tema, apesar de inconclusivas, permitiram observar que o rótulo “MPB” configura um reconhecimento de qualidade estética na produção musical na nossa língua, bem como aponta aspectos de identidade com a cultura brasileira. Mais que isso, comprova o reconhecimento do atributo da poiesis na linguagem. Para tanto, tecerei meu diálogo teórico com SCHILLER (2010), JARDIM (2005), COMPAGNON (2010) e ANDRADE (1972), mas também construirei minha voz junto a jornalistas, artistas e compositores que participaram da construção e fixação do termo no nosso patrimônio cultural, fazendo eventuais citações de versos de canções e de poemas.

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