O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA INSERÇÃO DA CRIANÇA NO MUNDO LITERÁRIO. DELINEAMOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO PARA A FORMAÇÃO LEITORA DA CRIANÇA; COMPREENDER COMO O ATO DE CONTAR HISTÓRIAS PODE SER UTILIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ESTE ARTIGO BUSCOU FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES ATRAVÉS DOS SEGUINTES EIXOS: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY (2018; 1991A, 1991B); A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL (ALBANO, 2018; SOUZA E BERNARDINO, 2011); E A INSERÇÃO DA CRIANÇA NO MUNDO LITERÁRIO (COELHO, 2000; VERGOPORLAN E AZEVEDO, 2015). NO PERCURSO METODOLÓGICO, BUSCAMOS PRODUÇÕES SOBRE A TEMÁTICA A PARTIR DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS EM BASES DE DADOS DIGITAIS E TESES SOBRE OS REFERIDOS EIXOS TEMÁTICOS ACIMA CITADOS. EVIDENCIOU-SE QUE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS É UMA FERRAMENTA QUE IMPLICA DIRETAMENTE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PROMOVENDO DESDOBRAMENTOS QUE AFETAM A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA. A CONTAÇÃO POSSIBILITA A INTERAÇÃO SOCIAL QUE SE CONSOLIDA NA RELAÇÃO DA CRIANÇA COM OS OUTROS SUJEITOS E COM O MUNDO, PROPICIANDO A APROPRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE NOVOS SIGNIFICADOS AO OUVIR NARRATIVAS INFANTIS.