Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A NARRATIVA DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES VISUAIS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS MULTIMODAIS

Palavra-chaves: ASPECTOS MULTIMODAIS, NARRATIVA, CRIANÇAS COM NECESSIDADES VISUAIS Comunicação Oral (CO) GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5829
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 477
    "titulo" => "A NARRATIVA DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES VISUAIS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS MULTIMODAIS"
    "resumo" => "Este trabalho propõe analisar os aspectos multimodais utilizados, por uma criança com necessidades visuais, na narrativa de história; respaldando-se na perspectiva de funcionamento multimodal da linguagem, proposta por Kendon (1982), McNeill (2000), Cavalcante (2009) e nas contribuições de Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros (2013)   sobre literatura e ensino. Para isso, foi realizado um estudo observacional no ambiente escolar, no qual a criança, que apresenta cegueira, contou a história da literatura clássica de Branca de Neve. Os dados mostraram que a criança utilizou principalmente a fala com variações na entonação vocal para produzir sentidos.  Desse modo, a narrativa oral com suas variações prosódicas, incluindo diferentes entonações, pode ser explorada no ensino de literatura para crianças com necessidades visuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "ASPECTOS MULTIMODAIS, NARRATIVA, CRIANÇAS COM NECESSIDADES VISUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_19_31_32_idinscrito_477_3c9d59336b30afcf63bacaf39d628426.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIANE GLEICE BARBOSA DE FARIAS NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "CHRIS"
    "autor_email" => "christiane.farias@oi.com."
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5829
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 477
    "titulo" => "A NARRATIVA DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES VISUAIS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS MULTIMODAIS"
    "resumo" => "Este trabalho propõe analisar os aspectos multimodais utilizados, por uma criança com necessidades visuais, na narrativa de história; respaldando-se na perspectiva de funcionamento multimodal da linguagem, proposta por Kendon (1982), McNeill (2000), Cavalcante (2009) e nas contribuições de Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros (2013)   sobre literatura e ensino. Para isso, foi realizado um estudo observacional no ambiente escolar, no qual a criança, que apresenta cegueira, contou a história da literatura clássica de Branca de Neve. Os dados mostraram que a criança utilizou principalmente a fala com variações na entonação vocal para produzir sentidos.  Desse modo, a narrativa oral com suas variações prosódicas, incluindo diferentes entonações, pode ser explorada no ensino de literatura para crianças com necessidades visuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "ASPECTOS MULTIMODAIS, NARRATIVA, CRIANÇAS COM NECESSIDADES VISUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_19_31_32_idinscrito_477_3c9d59336b30afcf63bacaf39d628426.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIANE GLEICE BARBOSA DE FARIAS NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "CHRIS"
    "autor_email" => "christiane.farias@oi.com."
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Este trabalho propõe analisar os aspectos multimodais utilizados, por uma criança com necessidades visuais, na narrativa de história; respaldando-se na perspectiva de funcionamento multimodal da linguagem, proposta por Kendon (1982), McNeill (2000), Cavalcante (2009) e nas contribuições de Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros (2013) sobre literatura e ensino. Para isso, foi realizado um estudo observacional no ambiente escolar, no qual a criança, que apresenta cegueira, contou a história da literatura clássica de Branca de Neve. Os dados mostraram que a criança utilizou principalmente a fala com variações na entonação vocal para produzir sentidos. Desse modo, a narrativa oral com suas variações prosódicas, incluindo diferentes entonações, pode ser explorada no ensino de literatura para crianças com necessidades visuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.