O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL QUE BUSCOU IDENTIFICAR O TRATAMENTO DADO À ETNOMATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA. TEVE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTADOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PICOS-PI NO ANO DE 2018 A PRESENÇA DE SITUAÇÕES QUE VALORIZAM A ETNOMATEMÁTICA, E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DEFINIR ETNOMATEMÁTICA; IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DO TRABALHO COM A ETNOMATEMÁTICA EM SALA DE AULA; RECONHECER POSSIBILIDADES DE TRABALHAR A ETNOMATEMÁTICA A PARTIR DO QUE SE ENCONTRA NOS LIVROS DIDÁTICOS ANALISADOS. DA ANÁLISE DOS DADOS PÔDE-SE CONSTATAR QUE NOS LIVROS ANALISADOS PREDOMINA AINDA UMA VALORIZAÇÃO DA IDEIA DE RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS DE MANEIRA TÉCNICA E MECÂNICA, MUITAS VEZES DESCONTEXTUALIZADA DA REALIDADE NA QUAL O ALUNO ESTÁ INSERIDO, DESCONHECENDO OUTRAS MATEMÁTICAS NO COTIDIANO DOS ALUNOS. NO ENTANTO, APARECEM POSSIBILIDADES DE TRABALHO QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS A PARTIR DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL SOBRE A ETNOMATEMÁTICA. DESTA FORMA, ADVOGA-SE UMA FORMAÇÃO INICIAL QUE PERMITA AO PROFESSOR CONHECER E ATUAR NA PERSPECTIVA DE IR ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO, BEM COMO SUGERIR DAS EDITORAS A INCLUSÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS QUE SÃO RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ.