ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA ATIVIDADE ACADÊMICA, SITUADA NO COMPONENTE CURRICULAR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA, NO CAMPUS III DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. TEMOS O OBJETIVO DE PROPORCIONAR UM ESPAÇO PARA A VIVÊNCIA DO LÚDICO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS QUE AS CRIANÇAS ESTAVAM ESTUDANDO NA ESCOLA X. A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL É ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM TODOS OS SEUS ASPECTOS, COMO DEFENDEM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LEI Nº 9.394/96, O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAIS – RCNEI, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL – DCNEI, KISHIMOTO (2010), ENTRE OUTROS AUTORES QUE UTILIZAMOS PARA FUNDAMENTAR E ENRIQUECER ESSE TRABALHO. NESSE ESTUDO, UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA, TENDO COMO PROCEDIMENTOS DE PESQUISA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A AÇÃO, COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS. POR FIM, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DAS CRIANÇAS, VISTO QUE ESSAS ATIVIDADES PROPORCIONARAM O DESENVOLVIMENTO, A IMAGINAÇÃO, A INTELIGÊNCIA, A SENSIBILIDADE, A AUTONOMIA, A EXPRESSIVIDADE E A ORALIDADE, DE MANEIRA PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA.