Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ABORDAGEM DE GÊNEROS LITERÁRIOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LP: REFLEXÕES (AINDA) PERTINENTES

Palavra-chaves: GÊNERO LITERÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira: propostas e reflexões
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5854
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 493
    "titulo" => "ABORDAGEM DE GÊNEROS LITERÁRIOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LP: REFLEXÕES (AINDA) PERTINENTES"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetiva verificar de que forma o texto literário é apresentado aos alunos de ensino fundamental II nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Tomamos como corpus a coleção Português – Linguagens, distribuída às escolas públicas por meio do PNLD, entre 2011 e 2013. Através de uma investigação quantitativa inicial, identificamos os textos literários presentes, o gênero e a autoria. Percebemos, com grande frequência, que o estudo do texto literário pouco ultrapassa os aspectos formais, como versos, estrofes, rimas, cópia do título e do nome do autor; além disso, fragmentos de obras literárias ainda são apresentados para a leitura, desfigurando o sentido do texto. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Lopes (2007), Lajolo (1996) e nas OCNs de Língua Portuguesa (2006)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "GÊNERO LITERÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_19_10_41_idinscrito_493_c6169a231904363ce665edf2828b8e19.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO RICARDO SOARES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO RICARDO"
    "autor_email" => "pauloricardo_sp_@hotmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5854
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 493
    "titulo" => "ABORDAGEM DE GÊNEROS LITERÁRIOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LP: REFLEXÕES (AINDA) PERTINENTES"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetiva verificar de que forma o texto literário é apresentado aos alunos de ensino fundamental II nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Tomamos como corpus a coleção Português – Linguagens, distribuída às escolas públicas por meio do PNLD, entre 2011 e 2013. Através de uma investigação quantitativa inicial, identificamos os textos literários presentes, o gênero e a autoria. Percebemos, com grande frequência, que o estudo do texto literário pouco ultrapassa os aspectos formais, como versos, estrofes, rimas, cópia do título e do nome do autor; além disso, fragmentos de obras literárias ainda são apresentados para a leitura, desfigurando o sentido do texto. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Lopes (2007), Lajolo (1996) e nas OCNs de Língua Portuguesa (2006)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "GÊNERO LITERÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_19_10_41_idinscrito_493_c6169a231904363ce665edf2828b8e19.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO RICARDO SOARES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO RICARDO"
    "autor_email" => "pauloricardo_sp_@hotmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Esta pesquisa objetiva verificar de que forma o texto literário é apresentado aos alunos de ensino fundamental II nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Tomamos como corpus a coleção Português – Linguagens, distribuída às escolas públicas por meio do PNLD, entre 2011 e 2013. Através de uma investigação quantitativa inicial, identificamos os textos literários presentes, o gênero e a autoria. Percebemos, com grande frequência, que o estudo do texto literário pouco ultrapassa os aspectos formais, como versos, estrofes, rimas, cópia do título e do nome do autor; além disso, fragmentos de obras literárias ainda são apresentados para a leitura, desfigurando o sentido do texto. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Lopes (2007), Lajolo (1996) e nas OCNs de Língua Portuguesa (2006).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.