Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

INTERCÂMBIO DE IDENTIDADE: LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: INTERCÂMBIO, LEITURA, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) GT-04: Leitura do romance com/para jovens leitores
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5965
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 324
    "titulo" => "INTERCÂMBIO DE IDENTIDADE: LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Muitas vezes nos alegramos diante das manifestações dos alunos em momentos de leituras na sala de aula. São momentos nos quais eles revelam as leituras literárias já realizadas. A partir da leitura integral do romance O vôo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende, muitos outros textos reapareceram citados pelos leitores. Chamemos isso de intercâmbio literário. Aqui, especificamente, tratamos do intercâmbio das identidades de Rosálio, de Maria Valéria Rezende; José, de Carlos Drummond de Andrade; João Gostoso, de Manuel Bandeira; e outros.  Objetivamos relatar a experiência de leitura dO vôo da guará vermelha com alunos do Ensino Médio. Quanto ao suporte teórico, tomamos as discussões de HALL (2006) sobre identidades na pós-modernidade, COSSON (2006), COLOMER (2007) e outros, sobre práticas de leituras do texto literário na formação de leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: Leitura do romance com/para jovens leitores"
    "palavra_chave" => "INTERCÂMBIO, LEITURA, IDENTIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_05_2014_14_47_44_idinscrito_324_83adba90b60136ee8652410ba770791d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADALBERTO TEIXEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ADALBERTO"
    "autor_email" => "a_t.rodrigues@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5965
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 324
    "titulo" => "INTERCÂMBIO DE IDENTIDADE: LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Muitas vezes nos alegramos diante das manifestações dos alunos em momentos de leituras na sala de aula. São momentos nos quais eles revelam as leituras literárias já realizadas. A partir da leitura integral do romance O vôo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende, muitos outros textos reapareceram citados pelos leitores. Chamemos isso de intercâmbio literário. Aqui, especificamente, tratamos do intercâmbio das identidades de Rosálio, de Maria Valéria Rezende; José, de Carlos Drummond de Andrade; João Gostoso, de Manuel Bandeira; e outros.  Objetivamos relatar a experiência de leitura dO vôo da guará vermelha com alunos do Ensino Médio. Quanto ao suporte teórico, tomamos as discussões de HALL (2006) sobre identidades na pós-modernidade, COSSON (2006), COLOMER (2007) e outros, sobre práticas de leituras do texto literário na formação de leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: Leitura do romance com/para jovens leitores"
    "palavra_chave" => "INTERCÂMBIO, LEITURA, IDENTIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_05_2014_14_47_44_idinscrito_324_83adba90b60136ee8652410ba770791d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADALBERTO TEIXEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ADALBERTO"
    "autor_email" => "a_t.rodrigues@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Muitas vezes nos alegramos diante das manifestações dos alunos em momentos de leituras na sala de aula. São momentos nos quais eles revelam as leituras literárias já realizadas. A partir da leitura integral do romance O vôo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende, muitos outros textos reapareceram citados pelos leitores. Chamemos isso de intercâmbio literário. Aqui, especificamente, tratamos do intercâmbio das identidades de Rosálio, de Maria Valéria Rezende; José, de Carlos Drummond de Andrade; João Gostoso, de Manuel Bandeira; e outros. Objetivamos relatar a experiência de leitura dO vôo da guará vermelha com alunos do Ensino Médio. Quanto ao suporte teórico, tomamos as discussões de HALL (2006) sobre identidades na pós-modernidade, COSSON (2006), COLOMER (2007) e outros, sobre práticas de leituras do texto literário na formação de leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.