ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INCENTIVAR O ENSINO DE ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. PARA A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA EXPERIMENTAL FOI ESCOLHIDO DOIS EXPERIMENTOS IMPORTANTES NÃO SÓ PARA SEUS CONTEMPORÂNEOS, MAS PARA O AVANÇO DA FÍSICA PRINCIPALMENTE NO CAMPO DA ÓPTICA E DA FÍSICA MODERNA: O EXPERIMENTO DE MICHELSON-MORLEY E O EXPERIMENTO DE THOMAS YOUNG. OS INSTRUMENTOS CONFECCIONADOS UTILIZADOS NOS EXPERIMENTOS FORAM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. O SUPORTE TEÓRICO COMPREENDE, DENTRE OUTROS, OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS), DAVID AUSUBEL, GRASSELLI. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM TANTO QUANTITATIVA QUANTO QUALITATIVA, REALIZADA COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS CRATEÚS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO CAPTAÇÃO DE DADOS UM QUESTIONÁRIO CONTENDO SEIS QUESTÕES. AS PRINCIPAIS DESCOBERTAS FEITAS COM A PESQUISA REVELAM QUE OS PARTICIPANTES DA AULA PRÁTICA SE MOSTRARAM TOTALMENTE INTERESSADOS POR AULAS EXPERIMENTAIS, ALÉM DE SE SENTIREM MOTIVADOS A REALIZAREM EXPERIMENTOS. ESSA INTERAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA FAVORECE O APRENDIZADO. ASSIM, CONCLUI-SE QUE ESSAS AULAS PODEM SER INCLUÍDAS NA DISCIPLINA DE FÍSICA PARA OBTER POSSÍVEIS RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA APRENDIZAGEM, AO COMPARÁ-LO COM O CHAMADO ENSINO TRADICIONAL, ISSO NOS MOSTRA QUE OS ESTUDANTES PREFEREM E APRENDEM MELHOR COM NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO, COMO A PRÁTICA EXPERIMENTAL.