Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

AULA DE LITERATURA: NOVAS ABORDAGENS E NOVAS PESPECTIVAS NA ESCOLA ESTADUAL PROF. JOSE SOARES DE CARVALHO

Palavra-chaves: ESCOLA PÚBLICA, LITERATURA, ENSINO PAUTADO NO TEXTO Comunicação Oral (CO) GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira: propostas e reflexões
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5881
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 656
    "titulo" => "AULA DE LITERATURA: NOVAS ABORDAGENS E NOVAS PESPECTIVAS NA ESCOLA ESTADUAL PROF. JOSE SOARES DE CARVALHO"
    "resumo" => "Objetivamos mostrar o ensino de literatura na escola pública, e ao mesmo tempo a sua importância através de novas abordagens de ensino/aprendizagem, a partir de uma pesquisa voltada para as opiniões dos próprios alunos sobre o tema. Através dessa pesquisa podemos constatar a falta do texto literário na sala de aula, ou seja, o ensino pautado no texto estava fora de cogitação. No entanto, sabemos da ineficácia de alguns métodos utilizados por alguns professores de língua portuguesa, especificamente ao ensino de literatura. Com isso objetivamos através das leituras dos PCN’s, ANTUNES (2006) e DALVI (2013) além de outros autores que corroborem diretamente com nossa pesquisa, propor novas abordagens com o ensino pautado no texto, assim facilitando o processo de ensino aprendizagem incentivando os alunos na leitura e na interpretação de texto. Teremos como resultados aulas mais dinâmicas e produtivas, ao contrário daquelas atividades rotineiras que não leva a interpretação crítica dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "ESCOLA PÚBLICA, LITERATURA, ENSINO PAUTADO NO TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_15_35_15_idinscrito_656_9d27f87c207df511758d729e2903690f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOBSON SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOBSON SOARES"
    "autor_email" => "jobson-soares2010@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5881
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 656
    "titulo" => "AULA DE LITERATURA: NOVAS ABORDAGENS E NOVAS PESPECTIVAS NA ESCOLA ESTADUAL PROF. JOSE SOARES DE CARVALHO"
    "resumo" => "Objetivamos mostrar o ensino de literatura na escola pública, e ao mesmo tempo a sua importância através de novas abordagens de ensino/aprendizagem, a partir de uma pesquisa voltada para as opiniões dos próprios alunos sobre o tema. Através dessa pesquisa podemos constatar a falta do texto literário na sala de aula, ou seja, o ensino pautado no texto estava fora de cogitação. No entanto, sabemos da ineficácia de alguns métodos utilizados por alguns professores de língua portuguesa, especificamente ao ensino de literatura. Com isso objetivamos através das leituras dos PCN’s, ANTUNES (2006) e DALVI (2013) além de outros autores que corroborem diretamente com nossa pesquisa, propor novas abordagens com o ensino pautado no texto, assim facilitando o processo de ensino aprendizagem incentivando os alunos na leitura e na interpretação de texto. Teremos como resultados aulas mais dinâmicas e produtivas, ao contrário daquelas atividades rotineiras que não leva a interpretação crítica dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "ESCOLA PÚBLICA, LITERATURA, ENSINO PAUTADO NO TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_15_35_15_idinscrito_656_9d27f87c207df511758d729e2903690f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOBSON SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOBSON SOARES"
    "autor_email" => "jobson-soares2010@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Objetivamos mostrar o ensino de literatura na escola pública, e ao mesmo tempo a sua importância através de novas abordagens de ensino/aprendizagem, a partir de uma pesquisa voltada para as opiniões dos próprios alunos sobre o tema. Através dessa pesquisa podemos constatar a falta do texto literário na sala de aula, ou seja, o ensino pautado no texto estava fora de cogitação. No entanto, sabemos da ineficácia de alguns métodos utilizados por alguns professores de língua portuguesa, especificamente ao ensino de literatura. Com isso objetivamos através das leituras dos PCN’s, ANTUNES (2006) e DALVI (2013) além de outros autores que corroborem diretamente com nossa pesquisa, propor novas abordagens com o ensino pautado no texto, assim facilitando o processo de ensino aprendizagem incentivando os alunos na leitura e na interpretação de texto. Teremos como resultados aulas mais dinâmicas e produtivas, ao contrário daquelas atividades rotineiras que não leva a interpretação crítica dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.