O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA INVESTIGAR A PARTIR DE CONCEITOS-CHAVE DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO, DE QUAL FORMA SE DEU A EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DE PAISAGEM E LUGAR, BEM COMO, DE PERCEPÇÃO DESSAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS PARA CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. JUSTIFICA-SE A ESCOLHA DESSES SUJEITOS, POIS, ELES APRENDEM POR MEIO DESTAS SENSAÇÕES, NO QUAL TENDEM A LEVAR OBJETOS ATÉ A BOCA, PARA SENTI-LOS, FASE ESSA DENOMINADA COMO “FASE ORAL”. DESTA MANEIRA, OS SENTIDOS HUMANOS (PALADAR, TATO, OLFATO, VISÃO E AUDIÇÃO) SÃO FUNDAMENTAIS PARA A PERCEPÇÃO DA PAISAGEM/LUGAR. A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO PERPASSOU POR REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TEMA PENSAMENTO GEOGRÁFICO, CONCEPÇÕES DE PAISAGEM E LUGAR PARA CRIANÇAS, ALÉM DE CONTRIBUIÇÕES PRÁTICAS DE TRABALHO DE CAMPO, REALIZADO NOS MUNICÍPIOS DE CALDAS NOVAS E RIO QUENTE (GO) E REFLEXÕES DA DISCIPLINA TEORIA E METODOLOGIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO. SALIENTA-SE QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVEM COGNIÇÃO A PARTIR DA INTERAÇÃO COM OUTROS SUJEITOS E O LUGAR QUE ESTÁ INSERIDO, DESTA FORMA AS BRINCADEIRAS LÚDICAS COMO O JOGO DE PAPEIS SOCIAIS E A CAÇA AO TESOURO, CONTRIBUEM PARA APRENDIZADO DE NOÇÕES TOPOLÓGICAS IMPORTANTES: ALTO, BAIXO E LADO.