O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRÁTICAS LETRAMENTO LITERÁRIO E COMO ELAS ACONTECEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO TRAIRI NO ANO 2018. OS DADOS FORAM OBTIDOS, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO APLICADO COM QUESTÕES FECHADAS, FORNECERAM, DENTRE OUTROS REFERENCIAIS, INFORMAÇÕES SOBRE O INCENTIVO DE PROFESSORES ÀS PRÁTICAS DE LEITURA E DADOS SOBRE PROJETOS EXISTENTES NA ESCOLA, A BIBLIOTECA E SEU ACERVO. PARA COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE LEITURA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO HUMANA, TEMOS BALDI (2010),FREIRE (1989) E PROENÇA FILHO (2017); PARA COMPREENSÃO DE ESTUDOS LITERÁRIOS, TEMOS COSSON (2006) E MEIRELES (2010); E PARA GÊNEROS DO DISCURSO NA ESCOLA, TEMOS BRANDÃO (2011). ESPERAMOS QUE OS RESULTADOS POSSAM CONTRIBUIR PARA, UMA VEZ QUE AS ESCOLAS TOMEM CONHECIMENTO DE SEUS RESULTADOS, POSSA CONSTRUIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS QUE PROPORCIONEM OS BENEFÍCIOS DO ATO DE LER E, CONSEQUENTEMENTE, DESENVOLVA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DOS JOVENS DA REGIÃO DO TRAIRI/RN.