RESUMO:
ESTE TRABALHO APRESENTA A AUTONOMIA ESCOLAR COMO UMA TEMÁTICA DE GRANDE RELEVÂNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL, SOBRETUDO, DAS ESCOLAS PÚBLICAS, ONDE AUTONOMIA SURGE COMO UMA QUEBRA DE PARADIGMA VINCULADA À COMPREENSÃO DE GESTÃO PARTICIPATIVA. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA UNIDADE ESCOLAR NAZARÉ RODRIGUES. PARA TAL, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA, SENDO UM ESTUDO DE CASO, COM APLICAÇÃO DE
ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS ÀS GESTORAS E ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO
PESQUISADA. COMO SUPORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE, DENTRE OUTROS, OS SEGUINTES ESTUDIOSOS: GADOTTI &
ROMÃO (1997), LUCK (2011), LIBÂNEO (2011), VIEIRA (2003), MINAYO (2007). OS DADOS REVELARAM A FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO PELAS GESTORAS NA ESCOLA, EVIDENCIANDO ASSIM, QUE A ESCOLA ESTÁ SUBMETIDA ÀS NORMAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E, ESTÁ AO SISTEMA EDUCACIONAL, IMPEDINDO-A DE REALIZAR AÇÕES DE INTERESSE DA ESCOLA. PORTANTO, FICA EVIDENTE QUE A AUTONOMIA DESTA ESCOLA É LIMITADA.