O ENSINO DE BOTÂNICA ATUALMENTE É MARCADO POR UMA SÉRIE DE ENTRAVES E DIFICULDADES, NÃO SÓ POR PARTE DOS ESTUDANTES, MAS TAMBÉM POR PARTE DOS PROFESSORES, DEVIDO A DIVERSOS FATORES, PRINCIPALMENTE METODOLÓGICOS. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFCG- CAMPUS CUITÉ, NAS DISCIPLINAS DA ÁREA BOTÂNICA, BEM COMO ELENCAR SUGESTÕES PARA A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA POSSUI UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ONDE SE UTILIZOU COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS (FORMULÁRIO ONLINE), DISPONIBILIZADO A ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PARTIR DO 5º PERÍODO. COM ESSE QUESTIONÁRIO PODE-SE PERCEBER QUE OS ESTUDANTES TÊM UMA CERTA DIFICULDADE NO ENSINO DE BOTÂNICA QUE PODE RELACIONADAS PRINCIPALMENTE AO EXCESSO DE CONTEÚDO, A DEFICIÊNCIA DE AULAS PRÁTICAS, O USO EXACERBADO DE NOMES CIENTÍFICOS E A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA. IDENTIFICA-SE ASSIM QUE A DISCIPLINA QUE HOUVE UM MAIOR ÍNDICE DE DIFICULDADE FOI BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA. DESTA FORMA ESTAS DISCIPLINAS NECESSITAM DE UMA MAIOR CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, PARA QUE ASSIM POSSAM SUPERAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES E MELHORAR A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS.