OS MÚLTIPLOS DESAFIOS QUE CERCAM O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SERÃO DEBATIDOS NESSE TRABALHO BUSCANDO ANALISAR AS POSSÍVEIS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR. NOSSA PROBLEMÁTICA ENCAMINHA-SE A ANALISAR AS CAUSAS QUE TEM LEVADO OS ALUNOS DA EJA NA FAIXA ETÁRIA DE 25 A 60 ANOS DE UMA DETERMINADA ESCOLA NA MATA SUL DE PERNAMBUCO A SE EVADIREM DA ESCOLA. TOMAMOS COMO EMBASAMENTO TEÓRICO A PERSPECTIVA CRÍTICO-TRANSFORMADORA DE PAULO FREIRE (1970) COM OS CONCEITOS DE LEITURA CRÍTICA DE MUNDO COMO CAMINHO PARA RE-ESCREVER A REALIDADE, NESSE SENTIDOS NOS ANCORAMOS NOS CONCEITOS DE TRABALHO NAS DIMENSÕES INTELECTUAL, MANUAL E TRANSFORMADORA, BEM COMO NA AUTONOMIA. METODOLOGICAMENTE, NOSSA INVESTIGAÇÃO USA A ABORDAGEM QUALITATIVA (MINAYO, 2004) COM OS INSTRUMENTOS DE QUESTIONÁRIOS ABERTOS. A PESQUISA APONTOU PARA UMA FRAGMENTAÇÃO DAS CAUSAS, DESCRITAS NO CONTEXTO EXTERNO DA ESCOLA E NO INTERIOR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. UMA PRIMEIRA INDICAÇÃO APARECE NO SEIO FAMILIAR ATRAVÉS DE PRECONCEITOS E EM SEGUIDA DE FATORES DE ACESSO, TRANSPORTE, E OUTROS. OUTRA DIMENSÃO INTERNA APRESENTA-SE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE DIZEM RESPEITO AO FAZER E AO PERFIL DOCENTE. NESSE SENTIDO, AS CAUSAS DE EVASÃO EM MAIOR NÚMERO SÃO SITUAÇÕES SOCIOCULTURAIS, MAS QUE NÃO DEIXAM DE ATINGIR O PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS.