NO BRASIL, APESAR DA LEGITIMIDADE DOS DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, HÁ AINDA DIVERSOS IMPASSES PARA QUE ESTES DIREITOS SAIAM DO PAPEL E ESTEJAM EFETIVOS NA PRÁTICA, COMO A DISCRIMINAÇÃO E O DESCONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO. AS DIVERSAS NECESSIDADES ESPECIAIS, TAIS COMO A DEFICIÊNCIA AUDITIVA, FÍSICA OU VISUAL, ESTÃO SENDO INSERIDAS NA SOCIEDADE, POUCO A POUCO, MAS PRECISAM CADA VEZ MAIS DE ESPAÇO INCLUSIVO. O ENSINO SUPERIOR, ENQUANTO FORMADOR DE PROFISSIONAIS TEM CRESCIDO NOS ÚLTIMOS ANOS, INCLUSIVE A PRESENÇA DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS, CONTUDO, É NECESSÁRIO QUE ESSE CRESCIMENTO ACONTEÇA NÃO SOMENTE NO ÂMBITO TÉCNICO, MAS TAMBÉM NOS SENTIDOS MORAIS E ÉTICOS. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE ACERCA DA PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA, ACERCA DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E COMO A INSTITUIÇÃO SE COMPORTA PERANTE AS DEFICIÊNCIAS, TAMBÉM NA PERCEPÇÃO DESSES ALUNOS. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA OBJETIVA COM OS ESTUDANTES DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA, CIVIL E AMBIENTAL, A FIM DE ANALISAR SUAS OPINIÕES SOBRE O TEMA ABORDADO. ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL ESTABELECER PONTOS SOBRE COMO OS ESTUDANTES PERCEBEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E COMO ESTES ENXERGAM AS AÇÕES DO INSTITUTO, PERCEBENDO QUE APESAR DE TEREM AS NOÇÕES ACERCA DA NECESSIDADE DE COLABORAREM COM A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MUITO AINDA PODE SER FEITO PARA O APRENDIZADO DAS AÇÕES INCLUSIVAS, A EXEMPLO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.