A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA QUE UTILIZA UMA LINGUAGEM DIFERENTE DO VOCABULÁRIO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ISSO REQUER ATENÇÃO DOS PROFESSORES. OS CONTEÚDOS ABORDADOS SÃO CONSIDERADOS POUCO ATRATIVOS, POIS NÃO CONSEGUEM COMPREENDER EFETIVAMENTE OS FENÔMENOS E NEM ASSOCIÁ-LOS COM O SEU COTIDIANO, ACARRETANDO EM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE UM EXPERIMENTO INVESTIGATIVO E CONTEXTUALIZADO PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS SEGUINDO A TEMÁTICA DE FRAUDES NO LEITE. A PESQUISA FOI REALIZADA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DA SEARA DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (FORTALEZA-CE), ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA ADOTADA CONSISTIU EM VERIFICAR QUAIS TÉCNICAS SÃO UTILIZADAS PELOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES NAS ANÁLISES DE LEITE E ADAPTÁ-LAS PARA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO BÁSICO, ABORDANDO CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, ALÉM DA IMPORTÂNCIA DA ROTULAGEM E QUALIDADE DO LEITE. APÓS A EXPERIMENTAÇÃO, OS ALUNOS PREENCHERAM UM LAUDO TÉCNICO A PARTIR DE SUAS OBSERVAÇÕES E DADOS COLETADOS, SEGUIDO DE UM QUESTIONÁRIO DE CARÁTER AVALIATIVO. ASSIM, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE TODOS OS ALUNOS CONSEGUIRAM IDENTIFICAR AS ADULTERAÇÕES NAS AMOSTRAS DE LEITE RECEBIDAS, ALÉM DE MELHORAR A COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS ABORDADOS. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE UMA MAIOR MOTIVAÇÃO E CURIOSIDADE DOS ALUNOS PELO CONHECIMENTO QUÍMICO PRESENTE NA SITUAÇÃO APRESENTADA.