Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LITERATURA PARA SURDOS

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, LITERATURA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT-13: Literatura e outras artes: reflexões, interfaces e reverberações no ensino
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6077
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 1435
    "titulo" => "O USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LITERATURA PARA SURDOS"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar o ensino de literatura para surdos por meio do uso de artefatos tecnológicos, que segundo Valadares (2004) são ambientes informatizados de ensino e aprendizagem. Com embasamento neste e em outros autores, como Coscarelli (1998) e Gomes (2010), realizamos um levantamento de alguns recursos midiáticos que podem ser utilizados por professores como mediadores no desenvolvimento de expressão literária por parte dos surdos. Com isso, destacamos os aspectos significantes no desenvolvimento da poesia e prosa por meio do uso da tecnologia pela comunidade surda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: Literatura e outras artes: reflexões, interfaces e reverberações no ensino"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, LITERATURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_06_2014_19_30_20_idinscrito_1435_eca482cac88b455af138847a72b257a5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHISLENY MACHADO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "SHISLENY LOPES"
    "autor_email" => "shislenylopes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6077
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 1435
    "titulo" => "O USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LITERATURA PARA SURDOS"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar o ensino de literatura para surdos por meio do uso de artefatos tecnológicos, que segundo Valadares (2004) são ambientes informatizados de ensino e aprendizagem. Com embasamento neste e em outros autores, como Coscarelli (1998) e Gomes (2010), realizamos um levantamento de alguns recursos midiáticos que podem ser utilizados por professores como mediadores no desenvolvimento de expressão literária por parte dos surdos. Com isso, destacamos os aspectos significantes no desenvolvimento da poesia e prosa por meio do uso da tecnologia pela comunidade surda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: Literatura e outras artes: reflexões, interfaces e reverberações no ensino"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, LITERATURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_06_2014_19_30_20_idinscrito_1435_eca482cac88b455af138847a72b257a5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHISLENY MACHADO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "SHISLENY LOPES"
    "autor_email" => "shislenylopes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o ensino de literatura para surdos por meio do uso de artefatos tecnológicos, que segundo Valadares (2004) são ambientes informatizados de ensino e aprendizagem. Com embasamento neste e em outros autores, como Coscarelli (1998) e Gomes (2010), realizamos um levantamento de alguns recursos midiáticos que podem ser utilizados por professores como mediadores no desenvolvimento de expressão literária por parte dos surdos. Com isso, destacamos os aspectos significantes no desenvolvimento da poesia e prosa por meio do uso da tecnologia pela comunidade surda.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.