A ALFABETIZAÇÃO, EM SOCIEDADES GRAFOCÊNTRICAS, É UM CONHECIMENTO BÁSICO NECESSÁRIO PARA QUEM SE INICIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E É UMA DAS COLUNAS FUNDAMENTAIS PARA AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS HABILIDADES DURANTE A VIDA. PROCESSO QUE DEVERIA SER INICIADO NA INFÂNCIA, COMO PILAR IMPORTANTE DO ÂMBITO ESCOLAR. NOÇÃO QUE, PELA COMPLEXIDADE QUE REÚNE, ALIA-SE AO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE EM MUNDOS ESCRITOS, AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COMO SER SOCIAL, AOS MÉTODOS DE ENSINO FUNDAMENTADOS, AOS ENCONTROS DO LETRAMENTO COM A ALFABETIZAÇÃO, AOS CONCEITOS IMPRECISOS DA PRÓPRIA ALFABETIZAÇÃO. CONTENDAS QUE TENDO COMO REFERÊNCIA ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO COMPÕEM AS PREOCUPAÇÕES DESTE ARTIGO, QUE OBJETIVA FAZER UM DETOUR PELOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO MAIS PRATICADOS NO BRASIL, COM VISITAS ÀS CONTRIBUIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2019), TENDO APOIO NA OBSERVAÇÃO DE UMA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO, VIVENCIADA COM CRIANÇAS, NUMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA (PB). TRABALHO DELINEADO COMO PESQUISA EXPLORATÓRIA, TENDO EM VISTA A FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MAIS PRECISOS OU HIPÓTESES PESQUISÁVEIS PARA ESTUDOS POSTERIORES. COMO RESULTADO AINDA EM CONSTRUÇÃO, APRESENTAMOS QUE TODOS OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, EM ORDENS DIVERSAS, TANTO OS SINTÉTICOS QUANTO OS GLOBAIS, PASSEIAM PELOS MESMOS ELEMENTOS QUE NOMEIAM A ALFABETIZAÇÃO, TANTO PELOS ELEMENTOS MECÂNICOS PRESENTES A ELA QUANTO PELOS USOS DELA EM ATIVIDADES SOCIAIS. DEFENDEMOS AINDA QUE A ALFABETIZAÇÃO DEVE SER PARTE DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, PARA QUE ENFRENTEM, COM DESENVOLTURA, EM FASES POSTERIORES, OS DESAFIOS DA VIDA GRAFOCÊNTRICA NESTE MUNDO MUTANTE PERMANENTEMENTE.