SALES, Alan Barbosa De. Saberes da prática educativa: perspectivas docentes. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62565>. Acesso em: 06/12/2024 20:52
A AÇÃO DOCENTE EXIGE UMA PLURALIDADE DE SABERES QUE SÃO CONSTRUÍDOS NA TRAJETÓRIA PESSOAL E PROFISSIONAL DO PROFESSOR. DESSA MANEIRA, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR A VISÃO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DOS SABERES DA DOCÊNCIA. VISLUMBRARAM-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER A VISÃO DAS ENTREVISTADAS SOBRE O QUE É SER PROFESSOR; IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS PERCEBIDOS POR ELAS NO TRABALHO DOCENTE ATUAL; E ELENCAR OS SABERES JULGADOS PELAS PROFESSORAS COMO NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA. O TRABALHO FUNDAMENTOU-SE NA PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CONSTITUIU A PRIMEIRA ETAPA DO ESTUDO, SEGUIDA DA PESQUISA DE CAMPO, DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA, NA CIDADE DE EXU-PERNAMBUCO. O ESTUDO PERMITIU CONCLUIR QUE A DOCÊNCIA É PERMEADA POR UM CONJUNTO DE SABERES QUE INTEGRAM A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFISSIONAIS QUE A EXERCEM. DENTRE OUTROS PONTOS, PERCEBEU-SE QUE AS DOCENTES ENTREVISTADAS RECONHECEM A DESVALORIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO SEU TRABALHO NO CONTEXTO ATUAL, SUSCITANDO O ENTENDIMENTO DE QUE O SABER POLÍTICO É FUNDAMENTAL À PRÁTICA EDUCATIVA, POIS O PROFESSOR PRECISA LUTAR PERMANENTEMENTE PELOS SEUS DIREITOS, NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E DE QUALIDADE QUE, NECESSARIAMENTE, PASSA PELA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E FORTALECIMENTO DA SUA IDENTIDADE DOCENTE.