O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS E TEXTOS LITERÁRIOS, A PARTIR DA NOSSA EXPERIÊNCIA COM O TRABALHO COM OS GÊNEROS MEMÓRIAS LITERÁRIAS, PRODUZIDAS PELOS ALUNOS DOS 6º ANOS, TURNO DA TARDE, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NA CIDADE DE QUEIMADAS. TEORICAMENTE, O ARTIGO SERÁ SUBSIDIADO PELAS IDEIAS DO PCN (1998), E QUE VEM A SER UMA FERRAMENTA QUE FACILITAR? A COMPREENSÃO DO TRABALHO COM O GÊNERO. TENDO COMO INTUITO RESSALTAR QUE OS GÊNEROS ESCRITOS PODEM E DEVEM SER TRABALHADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II, QUE APESAR DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS, A PRODUÇÃO DE TEXTO ? ALGO NECESSÁRIO PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ESCRITA. ALÉM DISSO, AS PRODUÇÕES DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS FIZERAM COM QUE OS DISCENTES TIVESSEM A OPORTUNIDADE DE ESCREVER SOBRE SI, SOBRE SEU PASSADO, SOBRE SUA HISTÓRIA. TAMBÉM, POSSIBILITARAM QUE OUTROS DE DIVERSAS TURMAS DA ESCOLA PUDESSEM CONHEC?-LOS E ATÉ MESMO SE IDENTIFICAREM, POR LER AS MEMÓRIAS LITERÁRIAS ESCRITAS POR ELES. COM ISSO, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE MOTIVAR OS ALUNOS DIANTE DA LEITURA, DA ESCRITA E DA RESPONSABILIDADE DE FIRMAR-SE COMO LEITOR PROFICIENTE.