ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE ATRAVÉS DA PRESENÇA/AUSÊNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. BUSCAMOS APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DESSES RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, PARA A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO E A QUALIDADE DO ENSINO. PARA ISSO, ANALISAMOS ALGUNS POSTULADOS TEÓRICOS COMO OLIVEIRA, PANIAGUA E PAL?CIOS, ENTRE OUTROS. UTILIZAMOS O MÉTODO DE PESQUISA EXPLICATIVA EM DETRIMENTO DA RELEVÂNCIA DO TEMA E PARA ANÁLISE DOS DADOS A ABORDAGEM QUALITATIVA. ENTENDEMOS POR RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS TODOS INSTRUMENTOS INDISSOCI?VEIS A PRÁTICA DOCENTE E FACILITADORES NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, CAPAZES DE ESTIMULAR A CRIANÇA EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER, TAIS COMO APARELHOS MIDIÁTICOS E MATERIAIS CONCRETOS; CARTAZES, JOGOS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ENTRE OUTROS. POR ESSE VIÉS, ANALISAMOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COMO BOLSISTAS DO PIBID/ SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB C?MPUS III, O QUÃO OS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS INFLUENCIAM NA CONSTRUÇÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E NO INTERESSE DOS EDUCANDOS. NESSE SENTIDO, CONSIDERAMOS AS REAIS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA FAZER O BOM USO DESSES MATERIAIS BEM COMO PARA A ADAPTAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DESSES EM SUA AUSÊNCIA. PORTANTO, APRESENTAMOS NESTE TRABALHO A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR LEVAR PARA SALA DE AULA RECURSOS QUE OFERE?AM AS CRIANÇAS UMA VARIEDADE DE INFORMAÇÕES, ONDE POSSAM DESENVOLVER SUAS HABILIDADES MOTORAS, COGNITIVAS, A ORALIDADE, ENTRE OUTROS ASPECTOS.