Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O TRABALHO CONT?NUO COM AS PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE LEITURA, TEXTO, LIVRO DIDÁTICO Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64608
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 15
    "titulo" => "O TRABALHO CONT?NUO COM AS PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA CONSTITUI UMA DIFICULDADE A SER ENFRENTADA PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, TENDO EM VISTA OS ENTRAVES QUE SURGEM DURANTE O PROCESSO, PRINCIPALMENTE A FALTA DE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE AO ATO DE LER. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NA VIG?NCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NAS TURMAS DE 7? E 8º ANO DO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL LUZIA MAIA, DURANTE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM BASE NOS ESTUDOS DE GERALDI (1999), VOLTADOS PARA A ABORDAGEM TEXTUAL NA SALA DE AULA E MARCUSCHI (2003), QUE DESENVOLVEU PESQUISAS SOBRE A COMPREENSÃO DOS TEXTOS VEICULADOS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. DESTE MODO, A PRESENTE PESQUISA DISCUTE METODOLOGIAS RELACIONADAS AO TRABALHO COM A LEITURA E CAPAZES DE POSSIBILITAR UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OS TEXTOS E OS ALUNOS, ENTRETANTO, SÃO METODOLOGIAS QUE REQUEREM UMA DISPONIBILIZAÇÃO NECESSÁRIA DE TEMPO, VISTO QUE, O TRABALHO COM A LEITURA NÃO PODE SER REALIZADO DE FORMA EFICAZ EM UM ESPAÇO DE TEMPO REDUZIDO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE LEITURA, TEXTO, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID15_09102019085749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIAS LINHARES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ELIAS MELO"
    "autor_email" => "ellias_linhares@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64608
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 15
    "titulo" => "O TRABALHO CONT?NUO COM AS PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA CONSTITUI UMA DIFICULDADE A SER ENFRENTADA PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, TENDO EM VISTA OS ENTRAVES QUE SURGEM DURANTE O PROCESSO, PRINCIPALMENTE A FALTA DE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE AO ATO DE LER. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NA VIG?NCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NAS TURMAS DE 7? E 8º ANO DO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL LUZIA MAIA, DURANTE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM BASE NOS ESTUDOS DE GERALDI (1999), VOLTADOS PARA A ABORDAGEM TEXTUAL NA SALA DE AULA E MARCUSCHI (2003), QUE DESENVOLVEU PESQUISAS SOBRE A COMPREENSÃO DOS TEXTOS VEICULADOS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. DESTE MODO, A PRESENTE PESQUISA DISCUTE METODOLOGIAS RELACIONADAS AO TRABALHO COM A LEITURA E CAPAZES DE POSSIBILITAR UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OS TEXTOS E OS ALUNOS, ENTRETANTO, SÃO METODOLOGIAS QUE REQUEREM UMA DISPONIBILIZAÇÃO NECESSÁRIA DE TEMPO, VISTO QUE, O TRABALHO COM A LEITURA NÃO PODE SER REALIZADO DE FORMA EFICAZ EM UM ESPAÇO DE TEMPO REDUZIDO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE LEITURA, TEXTO, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID15_09102019085749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIAS LINHARES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ELIAS MELO"
    "autor_email" => "ellias_linhares@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA CONSTITUI UMA DIFICULDADE A SER ENFRENTADA PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, TENDO EM VISTA OS ENTRAVES QUE SURGEM DURANTE O PROCESSO, PRINCIPALMENTE A FALTA DE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE AO ATO DE LER. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NA VIG?NCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NAS TURMAS DE 7? E 8º ANO DO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL LUZIA MAIA, DURANTE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM BASE NOS ESTUDOS DE GERALDI (1999), VOLTADOS PARA A ABORDAGEM TEXTUAL NA SALA DE AULA E MARCUSCHI (2003), QUE DESENVOLVEU PESQUISAS SOBRE A COMPREENSÃO DOS TEXTOS VEICULADOS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. DESTE MODO, A PRESENTE PESQUISA DISCUTE METODOLOGIAS RELACIONADAS AO TRABALHO COM A LEITURA E CAPAZES DE POSSIBILITAR UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OS TEXTOS E OS ALUNOS, ENTRETANTO, SÃO METODOLOGIAS QUE REQUEREM UMA DISPONIBILIZAÇÃO NECESSÁRIA DE TEMPO, VISTO QUE, O TRABALHO COM A LEITURA NÃO PODE SER REALIZADO DE FORMA EFICAZ EM UM ESPAÇO DE TEMPO REDUZIDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.