ESTE ESTUDO DESENVOLVE A COMPREENSÃO SOBRE OS DOIS TIPOS DE AFASIA: DISTÚRBIOS DE CONTIGUIDADE E DE SIMILARIDADE. O PRIMEIRO COMPREENDE O DESVIO OU BLOQUEIO NA COMBINAÇÃO E CONTEXTURA RELACIONADAS A METONÍMIA QUE POR CONSEGUINTE É INCOMPATÍVEL COM TAL DISTÚRBIO; O SEGUNDO, INEXISTE AS OPERAÇÕES LINGUÍSTICAS DE SELEÇÃO E DE SUBSTITUIÇÃO, HAVENDO A IMPOSSIBILIDADE DO USO DAS METÁFORAS. O OBJETIVO FOI DISCUTIR O PROCESSO DE CONTINUIDADE OU RUPTURA DO GESTO/FALA NO FUNCIONAMENTO MULTIMODAL DA LINGUAGEM DIANTE DA AFASIA, A PARTIR DO DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA DE JAKOBSON (2010). TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM ATEMPORAL, DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A QUALIDADE DE VIDA DO HOMEM NA SOCIEDADE, POIS A LINGUAGEM ESTÁ INTRÍNSECA NA NATUREZA CORPÓREA DO SUJEITO. METODOLOGICAMENTE, SELECIONAMOS AS LEITURAS DAS OBRAS DE MCNEILL (1992), FEDOSSE, SANTANA (2002), TOMASELLO (2008), VEZALI (2010), MORATO (2010) PARA DIALOGAR COM A TEORIA DE JAKOBSONIANA, ONDE A CONCORRÊNCIA DE ENTIDADES SIMULTÂNEAS E A CONCATENAÇÃO DE ENTIDADES SUCESSIVAS SERVEM COMO DOIS MODOS DE COMBINAÇÃO DA FALA COM OS CONSTITUINTES LINGUÍSTICOS. A RELAÇÃO FALA/GESTO/CORPO, ENTÃO, EVIDENCIA-SE NUMA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA, SÓCIO-COGNITIVA DA LINGUAGEM. ASSIM, ENVOLVE DIVERSOS SISTEMAS SEMIOLÓGICOS E/OU COGNITIVOS PARA A EXPRESSÃO E A SIGNIFICAÇÃO DA FALA, CORROBORANDO COM A PERSPECTIVA MULTIMODAL DA LINGUAGEM, NA QUAL GESTO E FALA FAZEM PARTE DE UMA MESMA MATRIZ DE SIGNIFICAÇÃO. OS TEXTOS DOS AUTORES SELECIONADOS ILUSTRA O PAPEL DESSES ELEMENTOS MULTIMODAIS PARA O FUNCIONAMENTO DA COMUNICAÇÃO DO SUJEITO, ESPECIALMENTE DO INDIVÍDUO AFÁSICO. DIANTE DESSAS PERSPECTIVAS, CONCLUÍMOS QUE OS PROCESSOS DE FALA E GESTOS COMBINADOS NA MESMA CADEIA DE FUNCIONAMENTO LINGUÍSTICO, POSSIBILITA O DESENCADEAMENTO DAS PRODUÇÕES CORPORAIS DA LINGUAGEM E DA COGNIÇÃO, TORNANDO CLARO A SEMIOSE EXISTENTE ENTRE A FALA, O GESTO E O CORPO. DESSA FEITA, PERCEBEMOS QUE O CONTATO E A POSIÇÃO DO “OUTRO” É NECESSÁRIA PARA QUE O AFÁSICO SE CONSTITUA DE FORMA INTEGRAL NA PRÓPRIA LINGUAGEM COMO SUJEITO.