Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: DIFICULDADES, LEITURA, COMPREENSÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, Artigo Completo AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72421
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 582
    "titulo" => "DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ESTUDO É CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DO ENSINO, DAS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E A NECESSIDADE DE REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À MEDIDA QUE APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA “DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA”, DA MESMA AUTORA, QUE TINHA COMO OBJETIVO COMPREENDER AS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA EM TEXTOS DE SOCIOLOGIA, PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, VERIFICANDO SUA INFLUENCIA NO APROVEITAMENTO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NESTE COMPONENTE CURRICULAR. ATUALMENTE, VIVEMOS NUMA SOCIEDADE EM QUE A COMPETÊNCIA EM LEITURA É COLOCADA COMO UMA CONDIÇÃO PARA QUESTIONAR O MUNDO E DE FORMA AUTÔNOMA E ATUANTE, INSERIR-SE SOCIALMENTE. ASSIM, AS COMPETÊNCIAS DE LER E COMPREENDER UM TEXTO ESCRITO CONTRIBUEM PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE SEREM EXTREMAMENTE RELEVANTE PARA O INDIVÍDUO ENFRENTAR O COTIDIANO E REIVINDICAR SEU LUGAR NA SOCIEDADE. TEORICAMENTE NOS FUNDAMENTAMOS EM: KOCK E ELIAS (2007), KLEIMAM (2013), SILVA (2011), FREIRE (1989), BAUMAN (2010), BORTONI-RICARDO (2008), COSTA (1997), ROCHA (2016), SOLÉ (1998), THIOLLENT (1992), ENTRE OUTROS. AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DO CRESCIMENTO INTELECTUAL A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS E DO ENTENDIMENTO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS, ASSIM, ESPERAMOS QUE AS REFLEXÕES AQUI APRESENTADAS POSSAM CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DE OUTROS TRABALHOS E, PRINCIPALMENTE, PARA A REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE OUTROS DOCENTES."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, LEITURA, COMPREENSÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID582_10062020161643.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIENE ALMEIDA VIRGINIO"
    "autor_nome_curto" => "JOSIENE"
    "autor_email" => "josiene.virginio@bol.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72421
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 582
    "titulo" => "DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ESTUDO É CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DO ENSINO, DAS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E A NECESSIDADE DE REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À MEDIDA QUE APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA “DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA”, DA MESMA AUTORA, QUE TINHA COMO OBJETIVO COMPREENDER AS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA EM TEXTOS DE SOCIOLOGIA, PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, VERIFICANDO SUA INFLUENCIA NO APROVEITAMENTO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NESTE COMPONENTE CURRICULAR. ATUALMENTE, VIVEMOS NUMA SOCIEDADE EM QUE A COMPETÊNCIA EM LEITURA É COLOCADA COMO UMA CONDIÇÃO PARA QUESTIONAR O MUNDO E DE FORMA AUTÔNOMA E ATUANTE, INSERIR-SE SOCIALMENTE. ASSIM, AS COMPETÊNCIAS DE LER E COMPREENDER UM TEXTO ESCRITO CONTRIBUEM PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE SEREM EXTREMAMENTE RELEVANTE PARA O INDIVÍDUO ENFRENTAR O COTIDIANO E REIVINDICAR SEU LUGAR NA SOCIEDADE. TEORICAMENTE NOS FUNDAMENTAMOS EM: KOCK E ELIAS (2007), KLEIMAM (2013), SILVA (2011), FREIRE (1989), BAUMAN (2010), BORTONI-RICARDO (2008), COSTA (1997), ROCHA (2016), SOLÉ (1998), THIOLLENT (1992), ENTRE OUTROS. AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DO CRESCIMENTO INTELECTUAL A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS E DO ENTENDIMENTO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS, ASSIM, ESPERAMOS QUE AS REFLEXÕES AQUI APRESENTADAS POSSAM CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DE OUTROS TRABALHOS E, PRINCIPALMENTE, PARA A REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE OUTROS DOCENTES."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, LEITURA, COMPREENSÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID582_10062020161643.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIENE ALMEIDA VIRGINIO"
    "autor_nome_curto" => "JOSIENE"
    "autor_email" => "josiene.virginio@bol.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DESTE ESTUDO É CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DO ENSINO, DAS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E A NECESSIDADE DE REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À MEDIDA QUE APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA “DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA”, DA MESMA AUTORA, QUE TINHA COMO OBJETIVO COMPREENDER AS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA EM TEXTOS DE SOCIOLOGIA, PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, VERIFICANDO SUA INFLUENCIA NO APROVEITAMENTO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NESTE COMPONENTE CURRICULAR. ATUALMENTE, VIVEMOS NUMA SOCIEDADE EM QUE A COMPETÊNCIA EM LEITURA É COLOCADA COMO UMA CONDIÇÃO PARA QUESTIONAR O MUNDO E DE FORMA AUTÔNOMA E ATUANTE, INSERIR-SE SOCIALMENTE. ASSIM, AS COMPETÊNCIAS DE LER E COMPREENDER UM TEXTO ESCRITO CONTRIBUEM PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE SEREM EXTREMAMENTE RELEVANTE PARA O INDIVÍDUO ENFRENTAR O COTIDIANO E REIVINDICAR SEU LUGAR NA SOCIEDADE. TEORICAMENTE NOS FUNDAMENTAMOS EM: KOCK E ELIAS (2007), KLEIMAM (2013), SILVA (2011), FREIRE (1989), BAUMAN (2010), BORTONI-RICARDO (2008), COSTA (1997), ROCHA (2016), SOLÉ (1998), THIOLLENT (1992), ENTRE OUTROS. AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DO CRESCIMENTO INTELECTUAL A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS E DO ENTENDIMENTO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS, ASSIM, ESPERAMOS QUE AS REFLEXÕES AQUI APRESENTADAS POSSAM CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DE OUTROS TRABALHOS E, PRINCIPALMENTE, PARA A REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE OUTROS DOCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.