Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

GRUPO DE APOIO ACADÊMICO UTILIZANDO OFICINAS DE CRIATIVIDADE: PROMOVENDO SAÚDE MENTAL E A PERMANÊNCIA ENTRE UNIVERSITÁRIOS

Palavra-chaves: SAÚDE MENTAL, ESTUDANTES, UNIVERSIDADE, GRUPO DE APOIO, PSICOLOGIA Artigo Completo AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72475
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 812
    "titulo" => "GRUPO DE APOIO ACADÊMICO UTILIZANDO OFICINAS DE CRIATIVIDADE: PROMOVENDO SAÚDE MENTAL E A PERMANÊNCIA ENTRE UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => """
      ATUALMENTE, A QUESTÃO DA SAÚDE MENTAL ENTRE UNIVERSITÁRIOS VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS VISIBILIDADE.\r\n
      EM ESPECIAL, DIANTE DAS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE E DE DIVERSAS NOTÍCIAS DE SUICÍDIOS\r\n
      RELACIONADOS A QUESTÕES ACADÊMICAS. FRENTE A ISSO SE FAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO CRIAR E OFERTAR\r\n
      ESPAÇOS DE ATENÇÃO E SUPORTE PSICOLÓGICO ESTUDANTIL, DE MODO A ATENTAR TAMBÉM PARA A PROMOÇÃO DA\r\n
      PERMANÊNCIA E CONSEQUENTEMENTE, PARA A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO E EXCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. O\r\n
      PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A EFETIVIDADE DOS GRUPOS DE APOIO ENQUANTO ESPAÇOS DE PROMOÇÃO À\r\n
      AFILIAÇÃO ESTUDANTIL PARA ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE\r\n
      CRIATIVIDADE. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM SEIS ESTUDANTES QUE\r\n
      PARTICIPARAM DE UM GRUPO DE APOIO ACADÊMICO REALIZADO POR MEIO DE OFICINAS DE CRIATIVIDADE NO\r\n
      SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. O MATERIAL COLETADO FOI\r\n
      ANALISADO ATRAVÉS DA ANÁLISE TEMÁTICA, UMA MODALIDADE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS CATEGORIAS\r\n
      ENCONTRADAS NOS RESULTADOS FORAM: OBSTÁCULOS À PERMANÊNCIA; CONSEQUÊNCIAS DAS ADVERSIDADES;\r\n
      OFICINAS COMO RESILIÊNCIA; MUDANÇAS E POTENCIALIDADES. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA MELHORA\r\n
      NA FORMA COMO OS ESTUDANTES LIDAM COM QUESTÕES DA UNIVERSIDADE E AS OFICINAS MOSTRARAM SER\r\n
      ESTRATÉGIAS PROMISSORAS PARA ESSE OBJETIVO. CONSIDERA-SE QUE O GRUPO DE APOIO FOI UM INSTRUMENTO\r\n
      VALIOSO PARA A PROMOÇÃO DA AFILIAÇÃO ESTUDANTIL ENTRE OS PARTICIPANTES, SE TORNANDO UM MEDIADOR PARA A\r\n
      PERMANÊNCIA.
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "SAÚDE MENTAL, ESTUDANTES, UNIVERSIDADE, GRUPO DE APOIO, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID812_20102020164240.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA ELLEN COLAÇO DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA ELLEN"
    "autor_email" => "melissaellenpsi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72475
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 812
    "titulo" => "GRUPO DE APOIO ACADÊMICO UTILIZANDO OFICINAS DE CRIATIVIDADE: PROMOVENDO SAÚDE MENTAL E A PERMANÊNCIA ENTRE UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => """
      ATUALMENTE, A QUESTÃO DA SAÚDE MENTAL ENTRE UNIVERSITÁRIOS VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS VISIBILIDADE.\r\n
      EM ESPECIAL, DIANTE DAS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE E DE DIVERSAS NOTÍCIAS DE SUICÍDIOS\r\n
      RELACIONADOS A QUESTÕES ACADÊMICAS. FRENTE A ISSO SE FAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO CRIAR E OFERTAR\r\n
      ESPAÇOS DE ATENÇÃO E SUPORTE PSICOLÓGICO ESTUDANTIL, DE MODO A ATENTAR TAMBÉM PARA A PROMOÇÃO DA\r\n
      PERMANÊNCIA E CONSEQUENTEMENTE, PARA A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO E EXCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. O\r\n
      PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A EFETIVIDADE DOS GRUPOS DE APOIO ENQUANTO ESPAÇOS DE PROMOÇÃO À\r\n
      AFILIAÇÃO ESTUDANTIL PARA ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE\r\n
      CRIATIVIDADE. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM SEIS ESTUDANTES QUE\r\n
      PARTICIPARAM DE UM GRUPO DE APOIO ACADÊMICO REALIZADO POR MEIO DE OFICINAS DE CRIATIVIDADE NO\r\n
      SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. O MATERIAL COLETADO FOI\r\n
      ANALISADO ATRAVÉS DA ANÁLISE TEMÁTICA, UMA MODALIDADE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS CATEGORIAS\r\n
      ENCONTRADAS NOS RESULTADOS FORAM: OBSTÁCULOS À PERMANÊNCIA; CONSEQUÊNCIAS DAS ADVERSIDADES;\r\n
      OFICINAS COMO RESILIÊNCIA; MUDANÇAS E POTENCIALIDADES. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA MELHORA\r\n
      NA FORMA COMO OS ESTUDANTES LIDAM COM QUESTÕES DA UNIVERSIDADE E AS OFICINAS MOSTRARAM SER\r\n
      ESTRATÉGIAS PROMISSORAS PARA ESSE OBJETIVO. CONSIDERA-SE QUE O GRUPO DE APOIO FOI UM INSTRUMENTO\r\n
      VALIOSO PARA A PROMOÇÃO DA AFILIAÇÃO ESTUDANTIL ENTRE OS PARTICIPANTES, SE TORNANDO UM MEDIADOR PARA A\r\n
      PERMANÊNCIA.
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "SAÚDE MENTAL, ESTUDANTES, UNIVERSIDADE, GRUPO DE APOIO, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID812_20102020164240.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA ELLEN COLAÇO DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA ELLEN"
    "autor_email" => "melissaellenpsi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ATUALMENTE, A QUESTÃO DA SAÚDE MENTAL ENTRE UNIVERSITÁRIOS VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS VISIBILIDADE. EM ESPECIAL, DIANTE DAS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE E DE DIVERSAS NOTÍCIAS DE SUICÍDIOS RELACIONADOS A QUESTÕES ACADÊMICAS. FRENTE A ISSO SE FAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO CRIAR E OFERTAR ESPAÇOS DE ATENÇÃO E SUPORTE PSICOLÓGICO ESTUDANTIL, DE MODO A ATENTAR TAMBÉM PARA A PROMOÇÃO DA PERMANÊNCIA E CONSEQUENTEMENTE, PARA A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO E EXCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A EFETIVIDADE DOS GRUPOS DE APOIO ENQUANTO ESPAÇOS DE PROMOÇÃO À AFILIAÇÃO ESTUDANTIL PARA ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE CRIATIVIDADE. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM SEIS ESTUDANTES QUE PARTICIPARAM DE UM GRUPO DE APOIO ACADÊMICO REALIZADO POR MEIO DE OFICINAS DE CRIATIVIDADE NO SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. O MATERIAL COLETADO FOI ANALISADO ATRAVÉS DA ANÁLISE TEMÁTICA, UMA MODALIDADE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS CATEGORIAS ENCONTRADAS NOS RESULTADOS FORAM: OBSTÁCULOS À PERMANÊNCIA; CONSEQUÊNCIAS DAS ADVERSIDADES; OFICINAS COMO RESILIÊNCIA; MUDANÇAS E POTENCIALIDADES. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA MELHORA NA FORMA COMO OS ESTUDANTES LIDAM COM QUESTÕES DA UNIVERSIDADE E AS OFICINAS MOSTRARAM SER ESTRATÉGIAS PROMISSORAS PARA ESSE OBJETIVO. CONSIDERA-SE QUE O GRUPO DE APOIO FOI UM INSTRUMENTO VALIOSO PARA A PROMOÇÃO DA AFILIAÇÃO ESTUDANTIL ENTRE OS PARTICIPANTES, SE TORNANDO UM MEDIADOR PARA A PERMANÊNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.