Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, ADULTO, , CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO, VELHO Artigo Completo AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72431
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 243
    "inscrito_id" => 292
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA, EM PARTICULAR A SUA REALIDADE NA ATUAL PRÁTICA EDUCATIVA E UNIVERSITÁRIA EXTENSIONISTA, E AINDA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA, REFORÇAR SOBRE A RELEVÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM COMO A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO PERANTE A SOCIEDADE, INTEGRANDO-AS AOS AMBIENTES CULTURAL, SOCIAL E EDUCACIONAL AO LONGO DA VIDA. ABORDA-SE, INICIALMENTE, O HISTÓRICO NORMATIVO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS NO CONTEXTO NACIONAL, PARA SE INDAGAR, EM SEGUIDA, O CONTEÚDO DA LEI Nº. 8.842, DE 4 DE JANEIRO DE 1994 (POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO) E DO ESTATUTO DO IDOSO NO ÂMBITO DA TEMÁTICA EM ANÁLISE, ASSIM COMO A PRÁTICA VIVENCIADA NO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DA MATURIDADE – UMA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DA PEQUISA EXPLORATÓRIA E  DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA  COM 65 ALUNOS DURANTE AS AULAS NA  UMA. OS RESULTADOS INDICAM QUE GRANDE PARTE DOS SUJEITOS, MOSTRA INTERESSE E RECONHECIMENTO DA RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA ABORDADA, ELUCIDADOS POR MEIO DA REDAÇÃO DA LITERATURA E DA  PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS INGRESSANTES, PERCEBIDAS NAS VIVÊNCIAS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA, EM QUE PESSOAS  ADULTAS E VELHAS PRIMAM PELA VALORIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DA BUSCA DO CONHECIMENTO, COM VISTAS À CIDADANIA E DIGNIDADE HUMANA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, ADULTO, , CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO, VELHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA10_ID292_23102020083537.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOMINGAS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DOMINGAS MONTEIRO"
    "autor_email" => "domonts@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA -  PORTO PORTUGAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72431
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 243
    "inscrito_id" => 292
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA, EM PARTICULAR A SUA REALIDADE NA ATUAL PRÁTICA EDUCATIVA E UNIVERSITÁRIA EXTENSIONISTA, E AINDA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA, REFORÇAR SOBRE A RELEVÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM COMO A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO PERANTE A SOCIEDADE, INTEGRANDO-AS AOS AMBIENTES CULTURAL, SOCIAL E EDUCACIONAL AO LONGO DA VIDA. ABORDA-SE, INICIALMENTE, O HISTÓRICO NORMATIVO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS NO CONTEXTO NACIONAL, PARA SE INDAGAR, EM SEGUIDA, O CONTEÚDO DA LEI Nº. 8.842, DE 4 DE JANEIRO DE 1994 (POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO) E DO ESTATUTO DO IDOSO NO ÂMBITO DA TEMÁTICA EM ANÁLISE, ASSIM COMO A PRÁTICA VIVENCIADA NO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DA MATURIDADE – UMA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DA PEQUISA EXPLORATÓRIA E  DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA  COM 65 ALUNOS DURANTE AS AULAS NA  UMA. OS RESULTADOS INDICAM QUE GRANDE PARTE DOS SUJEITOS, MOSTRA INTERESSE E RECONHECIMENTO DA RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA ABORDADA, ELUCIDADOS POR MEIO DA REDAÇÃO DA LITERATURA E DA  PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS INGRESSANTES, PERCEBIDAS NAS VIVÊNCIAS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA, EM QUE PESSOAS  ADULTAS E VELHAS PRIMAM PELA VALORIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DA BUSCA DO CONHECIMENTO, COM VISTAS À CIDADANIA E DIGNIDADE HUMANA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, ADULTO, , CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO, VELHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA10_ID292_23102020083537.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOMINGAS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DOMINGAS MONTEIRO"
    "autor_email" => "domonts@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA -  PORTO PORTUGAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA, EM PARTICULAR A SUA REALIDADE NA ATUAL PRÁTICA EDUCATIVA E UNIVERSITÁRIA EXTENSIONISTA, E AINDA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA, REFORÇAR SOBRE A RELEVÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM COMO A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO PERANTE A SOCIEDADE, INTEGRANDO-AS AOS AMBIENTES CULTURAL, SOCIAL E EDUCACIONAL AO LONGO DA VIDA. ABORDA-SE, INICIALMENTE, O HISTÓRICO NORMATIVO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS NO CONTEXTO NACIONAL, PARA SE INDAGAR, EM SEGUIDA, O CONTEÚDO DA LEI Nº. 8.842, DE 4 DE JANEIRO DE 1994 (POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO) E DO ESTATUTO DO IDOSO NO ÂMBITO DA TEMÁTICA EM ANÁLISE, ASSIM COMO A PRÁTICA VIVENCIADA NO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DA MATURIDADE – UMA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DA PEQUISA EXPLORATÓRIA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA COM 65 ALUNOS DURANTE AS AULAS NA UMA. OS RESULTADOS INDICAM QUE GRANDE PARTE DOS SUJEITOS, MOSTRA INTERESSE E RECONHECIMENTO DA RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA ABORDADA, ELUCIDADOS POR MEIO DA REDAÇÃO DA LITERATURA E DA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS INGRESSANTES, PERCEBIDAS NAS VIVÊNCIAS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA, EM QUE PESSOAS ADULTAS E VELHAS PRIMAM PELA VALORIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DA BUSCA DO CONHECIMENTO, COM VISTAS À CIDADANIA E DIGNIDADE HUMANA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.