Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS INCLUSIVAS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL UMA PESQUISA SOBRE PRÁTICAS INCLUSIVAS NA LIBRAS, ESSAS PRÁTICAS TÊM COMO OBJETIVO UM ENSINO SIGNIFICATIVO E ATRATIVO. PARA O APRENDIZADO, É NECESSÁRIO QUE HAJA UM DESEJO DE APRENDER, CONHECER, UMA CURIOSIDADE, UMA INQUIETAÇÃO, SENDO QUE ISTO VALE TANTO PARA SURDO QUANTO PARA OUVINTES, MOMENTOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS, COM LIVROS INTERESSANTES QUE INSTIGUEM O DESEJO DA LEITURA, TRABALHO COM TEXTOS ÚTEIS PARA OS ALUNOS COMO DIÁRIOS, CARTAS, REPORTAGEM SÃO FORMAS POSSÍVEIS DE COMEÇAR UM TRABALHO. RODAS DE LEITURA, VISITA A BIBLIOTECA SÃO MOMENTOS QUE PODEM SER INTERESSANTES PARA A ESTIMULAÇÃO DO ALUNO. A PRESENTE PESQUISA TEM COMO BASE O SEGUINTE TEMA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NA LIBRAS. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA NA CIDADE DE ALEGRETE, RIO GRANDE DO SUL, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS. TODA REVISÃO FOI FEITA A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS. AO CONFECCIONAR ESTE PROJETO, PERCEBEU-SE A PRECÁRIA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA SURDOS. ESCOLAS NÃO ESTÃO PREPARADAS, PROFESSORES NÃO SABEM COMO ATENDÊ-LOS. O OBJETIVO DOS ALUNOS É UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE QUE AINDA É POUCO EFICIENTE NO BRASIL. A FAMÍLIA EXERCE UM PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS, ELA NECESSITA COMPREENDER, ANTES DE QUALQUER COISA, O NÍVEL DE COMPROMETIMENTO DA DEFICIÊNCIA DESSA CRIANÇA, A FIM DE AUXILIAR O ALUNO E A ESCOLA NA EFETIVAÇÃO DO APRENDIZADO, NÃO PARA SUPERPROTEGÊ-LA PERANTE SUA DEFICIÊNCIA, MUITO PELO CONTRÁRIO, A PROPOSTA É VALORIZAR O ESTUDANTE, DEIXANDO DE LADO A ESTIGMATIZAÇÃO DA DEFICIÊNCIA.

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