Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO NA PRÁTICA: QUAIS SEUS DESAFIOS?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA, PRÁTICA INCLUSIVA, , Resumo Expandido AT 11: Direitos Humanos e Educação Inclusiva
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

CONSIDERANDO QUE A INCLUSÃO ESTÁ ASSEGURADA POR VÁRIAS LEGISLAÇÕES, INTERNACIONAIS E NACIONAL, AINDA NOS ENCONTRAMOS DISTANTES DE AÇÕES QUE EFETIVEM A INCLUSÃO. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ANSEIA EFETIVAR OS DIREITOS À EDUCAÇÃO, IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD). A ESCOLA TEM COMO PAPEL PRINCIPAL ACOLHER O MODO COMO O OUTRO SE ENCONTRA, PARA A PARTIR DAÍ, PODER ELABORAR MÉTODOS E MEIOS PARA DECIDIR COMO TRABALHAR. ACOLHER, ENTÃO, DEVE SER O PONTO DE PARTIDA DA INCLUSÃO. O DIREITO A EDUCAÇÃO NÃO SE RESTRINGE APENAS AO ACESSO A ELA, MAS EM TER UMA EDUCAÇÃO DIGNA E DE QUALIDADE. É PRECISO SUPERAR OS DESAFIOS E IDENTIFICAR ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITEM, DE FORMA EFICAZ, ASSEGURAR UMA EDUCAÇÃO DIGNA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EXIGE UMA FORMA DIFERENTE DE FAZER EDUCAÇÃO, NA SALA DE AULA REGULAR. EXIGE QUE OS DOCENTES TRANSFORMEM SEUS CONCEITOS SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUAM NA PRÁTICA TODOS OS ESTUDANTES.

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