Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

EXPERIMENTANDO A POESIA COLETIVA: UM CAMINHO PARA AUTONOMIA

"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 750
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 244
    "titulo" => "EXPERIMENTANDO A POESIA COLETIVA: UM CAMINHO PARA AUTONOMIA"
    "resumo" => "A linguagem poética aproxima-se, muitas vezes, do cotidiano infantil, em virtude da percepção lúdica, da brincadeira com palavras e, sobretudo, do caráter desautomatizador da poesia. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências obtidas na produção de um poema escrito coletivamente, por crianças entre 7 e 10 anos na oficina de “Arte da Palavra”, que compõe o núcleo de oficinas do Centro Cultural Piollin, em João Pessoa. O tema e o título do poema foram escolhidos em conjunto, possibilitando o desenvolvimento da autonomia e os versos foram construídos em diversas atividades lúdicas. O resultado do poema revelou a relação de identificação das crianças com a comunidade. Como fundamentação teórica base, utilizamos Paulo Freire (2010) e Hélder Pinheiro (2000)."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "a3f52b420d87684d92037f77f20b8b3c_244_117_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA GOLDFARB DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JUJU"
    "autor_email" => "andorinhazul@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 750
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 244
    "titulo" => "EXPERIMENTANDO A POESIA COLETIVA: UM CAMINHO PARA AUTONOMIA"
    "resumo" => "A linguagem poética aproxima-se, muitas vezes, do cotidiano infantil, em virtude da percepção lúdica, da brincadeira com palavras e, sobretudo, do caráter desautomatizador da poesia. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências obtidas na produção de um poema escrito coletivamente, por crianças entre 7 e 10 anos na oficina de “Arte da Palavra”, que compõe o núcleo de oficinas do Centro Cultural Piollin, em João Pessoa. O tema e o título do poema foram escolhidos em conjunto, possibilitando o desenvolvimento da autonomia e os versos foram construídos em diversas atividades lúdicas. O resultado do poema revelou a relação de identificação das crianças com a comunidade. Como fundamentação teórica base, utilizamos Paulo Freire (2010) e Hélder Pinheiro (2000)."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "a3f52b420d87684d92037f77f20b8b3c_244_117_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA GOLDFARB DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JUJU"
    "autor_email" => "andorinhazul@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

A linguagem poética aproxima-se, muitas vezes, do cotidiano infantil, em virtude da percepção lúdica, da brincadeira com palavras e, sobretudo, do caráter desautomatizador da poesia. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências obtidas na produção de um poema escrito coletivamente, por crianças entre 7 e 10 anos na oficina de “Arte da Palavra”, que compõe o núcleo de oficinas do Centro Cultural Piollin, em João Pessoa. O tema e o título do poema foram escolhidos em conjunto, possibilitando o desenvolvimento da autonomia e os versos foram construídos em diversas atividades lúdicas. O resultado do poema revelou a relação de identificação das crianças com a comunidade. Como fundamentação teórica base, utilizamos Paulo Freire (2010) e Hélder Pinheiro (2000).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.