O OBJETIVO DESSE ARTIGO FOI ANALISAR O NÍVEL DE PROFICIÊNCIA LEITORA DOS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE BAYEUX NO TOCANTE AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO A PARTIR DE DADOS JUNTO AO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. NO DESENVOLVIMENTO FOI UTILIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REALIZADA A PARTIR DA ANÁLISE PORMENORIZADA EM DADOS DIVULGADOS EM SITES OFICIAIS JUNTO AO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, EM LIVROS FÍSICOS E OUTROS MATERIAIS JÁ PUBLICADOS NA LITERATURA E ARTIGOS CIENTÍFICOS DIVULGADOS NO MEIO ELETRÔNICO. FOI EVIDENCIADA QUE O MUNICÍPIO DE BAYEUX ENCONTRA-SE NUMA SITUAÇÃO PRECÁRIA, ABAIXO DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS ALUNOS DA ETAPA FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL, CARECENDO DE MEDIDAS EMERGENCIAIS. A PESQUISA DEMONSTROU QUE A PROFICIÊNCIA LEITORA DECORRE DE PROCESSO A LONGO PRAZO, SENDO NECESSÁRIO PROJETOS QUE DESENVOLVA HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA A VIDA PESSOAL DOS ESTUDANTES.