Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: QUANDO A ARTE PERPASSA CONHECIMENTOS

"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 792
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 131
    "titulo" => "LITERATURA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: QUANDO A ARTE PERPASSA CONHECIMENTOS"
    "resumo" => "LITERATURA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: QUANDO A ARTE PERPASSA CONHECIMENTOSMaria de Lourdes Dionizio SANTOSUFCGTrata-se de um olhar sobre o ensino de Literatura e suas interfaces, a partir de reflexões sobre a importância desse componente curricular integrado à Língua Portuguesa e às Artes, para uma compreensão de sua relevância para a formação cultural do indivíduo e de toda sociedade humana. Nesta perspectiva, propomo-nos mostrar de que forma a Literatura aparece em várias modalidades de conhecimentos, numa busca de sentidos através da linguagem, como subsídio para uma melhor apreensão destes. Levando em consideração que não podemos prescindir da criação artística para nos proporcionar prazer, percebemos que em diversas circunstâncias da nossa realidade social fazemos recursos à linguagem artística e literária a fim de atingirmos nossas expectativas no campo do ensino.Palavras-chave: Literatura; Artes; Conhecimentos; Ensino; Linguagem."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "76f28feeaaf2e64c40c8768fd48f3aa7_131_159_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES DIONIZIO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LOURDES"
    "autor_email" => "lvhs@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 792
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 131
    "titulo" => "LITERATURA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: QUANDO A ARTE PERPASSA CONHECIMENTOS"
    "resumo" => "LITERATURA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: QUANDO A ARTE PERPASSA CONHECIMENTOSMaria de Lourdes Dionizio SANTOSUFCGTrata-se de um olhar sobre o ensino de Literatura e suas interfaces, a partir de reflexões sobre a importância desse componente curricular integrado à Língua Portuguesa e às Artes, para uma compreensão de sua relevância para a formação cultural do indivíduo e de toda sociedade humana. Nesta perspectiva, propomo-nos mostrar de que forma a Literatura aparece em várias modalidades de conhecimentos, numa busca de sentidos através da linguagem, como subsídio para uma melhor apreensão destes. Levando em consideração que não podemos prescindir da criação artística para nos proporcionar prazer, percebemos que em diversas circunstâncias da nossa realidade social fazemos recursos à linguagem artística e literária a fim de atingirmos nossas expectativas no campo do ensino.Palavras-chave: Literatura; Artes; Conhecimentos; Ensino; Linguagem."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "76f28feeaaf2e64c40c8768fd48f3aa7_131_159_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES DIONIZIO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LOURDES"
    "autor_email" => "lvhs@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

LITERATURA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: QUANDO A ARTE PERPASSA CONHECIMENTOSMaria de Lourdes Dionizio SANTOSUFCGTrata-se de um olhar sobre o ensino de Literatura e suas interfaces, a partir de reflexões sobre a importância desse componente curricular integrado à Língua Portuguesa e às Artes, para uma compreensão de sua relevância para a formação cultural do indivíduo e de toda sociedade humana. Nesta perspectiva, propomo-nos mostrar de que forma a Literatura aparece em várias modalidades de conhecimentos, numa busca de sentidos através da linguagem, como subsídio para uma melhor apreensão destes. Levando em consideração que não podemos prescindir da criação artística para nos proporcionar prazer, percebemos que em diversas circunstâncias da nossa realidade social fazemos recursos à linguagem artística e literária a fim de atingirmos nossas expectativas no campo do ensino.Palavras-chave: Literatura; Artes; Conhecimentos; Ensino; Linguagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.