Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA, PRÁTICA INCLUSIVA, , Comunicação Oral (CO) AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

NO CONTEXTO EDUCACIONAL, A AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA (VERGARA-NUNES, 2016), CONFIGURA-SE COMO FERRAMENTA ASSISTIVA QUE AUXILIA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, TANTO OS COM CEGUEIRA QUANTO OS COM BAIXA VISÃO, NO ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO DO LIVRO. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE CONTEÚDOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. TRATA-SE DE UM TRABALHO REALIZADO EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TURMA DE CICLO BÁSICO I, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO, A PROFESSORA DA SALA DE AULA, UMA ALUNA COM CEGUEIRA E UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, COM FORMAÇÃO EM AUDIODESCRIÇÃO, A QUAL ORIENTOU TODO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ACESSIBILIDADE, OU SEJA, DA AUDIODESCRIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS E DAS IMAGENS UTILIZADAS NAS ATIVIDADES E DINÂMICAS DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. O TRABALHO APOIA-SE NO REFERENCIAL TEÓRICO DE SKOVSMOSE (2007), VERGARA-NUNES (2016) E MOTTA (2016). OS RESULTADOS REVELARAM A IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS E INCLUSIVAS POR MEIO DA AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA COMO FORMA DE POSSIBILITAR O ACESSO AOS CONTEÚDOS IMAGÉTICOS CONTIDOS NOS ENUNCIADOS DOS LIVROS E NAS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA.

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