Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DIÁRIOS DE BORDO DE UM JOVEM PESQUISADOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO EXERCÍCIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: METODOLOGIA DE PESQUISA, PSICOLOGIA SOCIAL, DIÁRIOS, DEFICIÊNCIA VISUAL, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR A NARRATIVA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO EXERCÍCIO DE PESQUISADOR QUE BUSCA CONTRIBUIR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE DEFICIÊNCIAS. PARA ESTUDAR SOBRE DEFICIÊNCIAS É PRECISO CONSIDERAR OS CONTEXTOS SÓCIO-HISTÓRICOS PARTICULARES A FIM DE EVIDENCIAR AS CONCEPÇÕES E PARADIGMAS QUE ATRAVESSAM ESSE UNIVERSO. DE ACORDO COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS (IBGE), 6,7% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DECLAROU TER ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, ESTE CENÁRIO JUSTIFICA A NECESSIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO DA NÃO REPRESENTATIVIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) OCUPANDO ESPAÇOS DE DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE SUAS CONDIÇÕES, ESPECIFICIDADES E POTENCIALIDADES. NESSE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE A EXCLUSÃO DAS PCD NÃO SE CONFIGURA POR LIMITAÇÕES DE ORDEM BIOLÓGICA, MAS PRINCIPALMENTE DA INTERAÇÃO DE BARREIRAS SOCIOCULTURAIS COMO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE PROMOVAM A AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DAS PCD. ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DO CONSTRUCIONISMO SOCIAL ARTICULADA COM UMA PERSPECTIVA FEMINISTA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, ENTENDEMOS AS PRÁTICAS DISCURSIVAS COMO FORMAS DE AÇÃO NO MUNDO LOCALIZADAS SOCIAL E HISTORICAMENTE. SENDO ASSIM, A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA PARA MEDIAR A ESCRITA DESTE ARTIGO FOI O DIÁRIO DE BORDO: UM TEXTO NARRATIVO, FICCIONAL E IMPLICADO. COMO RESULTADO, APRESENTAMOS A NARRATIVA DE UM PESQUISADOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL COMO MECANISMO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE DEFICIÊNCIAS E INSTRUMENTALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE PESQUISA ENTENDENDO QUE A INSERÇÃO DE PCD NO ÂMBITO CIENTÍFICO CONSTITUI ENQUANTO MECANISMO DE POTENCIALIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DESTES DISCENTES PARTINDO DO DIÁLOGO COM TEORIAS, CONCEITOS E METODOLOGIAS DIVERSAS.

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