Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DIFICULDADES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS ESCOLAS PRIVADAS DE CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: INCLUSÃO ESCOLAR, AUTISMO, ENSINO E APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) COMPROMETE A INTERAÇÃO SOCIAL E COMUNICAÇÃO DO INDIVÍDUO, ALÉM DE CAUSAR DÉFICITS NOS COMPORTAMENTOS NÃO-VERBAIS, ESSAS CARACTERÍSTICAS DIFICULTAM O DESENVOLVIMENTO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. COM ISSO, FAZ-SE MISTER A UTILIZAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, OBJETIVANDO ASSEGURAR O DIREITO À EDUCAÇÃO QUE TODO CIDADÃO POSSUI, CONFORME A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. O PRESENTE ARTIGO VISA COMPREENDER A RESPEITO DESSA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA AS CRIANÇAS COM O TEA, ANALISANDO OS MÉTODOS QUE SÃO UTILIZADOS POR DOCENTES, DE FORMA QUE ESSA CRIANÇA TENHA GANHOS NO SEU DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL. DESTARTE, REALIZOU-SE ESSE ESTUDO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ELABORADO E DISPONIBILIZADO POR MEIO DA PLATAFORMA DO GOOGLE FORMS, CONTENDO 16 PERGUNTAS DIRECIONADAS AOS PROFESSORES, VISANDO IDENTIFICAR COMO ESTÁ OCORRENDO ATUALMENTE O ENSINO PARA ESSAS CRIANÇAS COM TEA E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS. FOI OBSERVADO A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E A AMPLIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS VOLTADAS PARA ESSE ENSINO, POSSIBILITANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS INCLUSIVA.

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