Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO REALIZADO EM UM PERIÓDICO QUALIS A NO PERÍODO DE 2015 A 2020

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIBLIOMETRIA, , Comunicação Oral (CO) AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81777
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 586
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM \r\n
      ESTUDO REALIZADO EM UM PERIÓDICO QUALIS A NO \r\n
      PERÍODO DE 2015 A 2020
      """
    "resumo" => """
      A PESQUISA TEM POR OBJETIVO EXPLORAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO \r\n
      INCLUSIVA, DESENVOLVIDAS NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO PERIÓDICO QUALIS A, \r\n
      REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS – RBPEC, NO PERÍODO DE \r\n
      2015 A 2020 E OBSERVAR SE HÁ UMA REDE DE PESQUISA CONSOLIDADA REFERENTE À INCLUSÃO. O PERCURSO \r\n
      METODOLÓGICO UTILIZADO É CARACTERIZADO COMO UM DEDUTIVO E QUALITATIVO. AS VARIÁVEIS ANALISADAS \r\n
      SÃO AS SEGUINTES: TEMA, OBJETIVO, METODOLOGIA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO A QUAL OS AUTORES ESTÃO \r\n
      VINCULADOS, E AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELOS AUTORES. A PARTIR DOS 172 ARTIGOS OBSERVADOS AINDA \r\n
      NÃO É POSSÍVEL MAPEAR UMA “REDE DE PESQUISA” VOLTADA PARA O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. \r\n
      OS RESULTADOS NÃO APONTAM CONSTÂNCIA OU UMA CONCENTRAÇÃO DE PUBLICAÇÕES VINCULADAS A ALGUMA \r\n
      INSTITUIÇÃO DE ENSINO, E TAMPOUCO A ALGUM NÚCLEO OU LABORATÓRIO DE PESQUISA. PERCEBE-SE QUE A \r\n
      EDUCAÇÃO INCLUSIVA AINDA É UM TEMA POUQUÍSSIMO EVIDENCIADO, CONTUDO, ESSE PODE NÃO SER O \r\n
      PADRÃO DE OUTROS PERIÓDICOS, CONCLUSÃO ESTA QUE PODERÁ SER VERIFICADA SE FOR REALIZADA A ANÁLISE DE \r\n
      OUTROS PERIÓDICOS QUALIS A. PORTANTO, DE ACORDO COM O PERIÓDICO ANALISADO, O TEMA RELACIONADO À \r\n
      EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AINDA É POUCO EXPLORADO E NECESSITA DE MAIS ATENÇÃO POR \r\n
      PARTE DO PERIÓDICO E DE SEUS AUTORES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIBLIOMETRIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA15_ID586_04102021100803.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA RÉGIA ALVES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "martins.regia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81777
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 586
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM \r\n
      ESTUDO REALIZADO EM UM PERIÓDICO QUALIS A NO \r\n
      PERÍODO DE 2015 A 2020
      """
    "resumo" => """
      A PESQUISA TEM POR OBJETIVO EXPLORAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO \r\n
      INCLUSIVA, DESENVOLVIDAS NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO PERIÓDICO QUALIS A, \r\n
      REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS – RBPEC, NO PERÍODO DE \r\n
      2015 A 2020 E OBSERVAR SE HÁ UMA REDE DE PESQUISA CONSOLIDADA REFERENTE À INCLUSÃO. O PERCURSO \r\n
      METODOLÓGICO UTILIZADO É CARACTERIZADO COMO UM DEDUTIVO E QUALITATIVO. AS VARIÁVEIS ANALISADAS \r\n
      SÃO AS SEGUINTES: TEMA, OBJETIVO, METODOLOGIA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO A QUAL OS AUTORES ESTÃO \r\n
      VINCULADOS, E AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELOS AUTORES. A PARTIR DOS 172 ARTIGOS OBSERVADOS AINDA \r\n
      NÃO É POSSÍVEL MAPEAR UMA “REDE DE PESQUISA” VOLTADA PARA O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. \r\n
      OS RESULTADOS NÃO APONTAM CONSTÂNCIA OU UMA CONCENTRAÇÃO DE PUBLICAÇÕES VINCULADAS A ALGUMA \r\n
      INSTITUIÇÃO DE ENSINO, E TAMPOUCO A ALGUM NÚCLEO OU LABORATÓRIO DE PESQUISA. PERCEBE-SE QUE A \r\n
      EDUCAÇÃO INCLUSIVA AINDA É UM TEMA POUQUÍSSIMO EVIDENCIADO, CONTUDO, ESSE PODE NÃO SER O \r\n
      PADRÃO DE OUTROS PERIÓDICOS, CONCLUSÃO ESTA QUE PODERÁ SER VERIFICADA SE FOR REALIZADA A ANÁLISE DE \r\n
      OUTROS PERIÓDICOS QUALIS A. PORTANTO, DE ACORDO COM O PERIÓDICO ANALISADO, O TEMA RELACIONADO À \r\n
      EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AINDA É POUCO EXPLORADO E NECESSITA DE MAIS ATENÇÃO POR \r\n
      PARTE DO PERIÓDICO E DE SEUS AUTORES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIBLIOMETRIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA15_ID586_04102021100803.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA RÉGIA ALVES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "martins.regia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

A PESQUISA TEM POR OBJETIVO EXPLORAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DESENVOLVIDAS NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO PERIÓDICO QUALIS A, REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS – RBPEC, NO PERÍODO DE 2015 A 2020 E OBSERVAR SE HÁ UMA REDE DE PESQUISA CONSOLIDADA REFERENTE À INCLUSÃO. O PERCURSO METODOLÓGICO UTILIZADO É CARACTERIZADO COMO UM DEDUTIVO E QUALITATIVO. AS VARIÁVEIS ANALISADAS SÃO AS SEGUINTES: TEMA, OBJETIVO, METODOLOGIA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO A QUAL OS AUTORES ESTÃO VINCULADOS, E AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELOS AUTORES. A PARTIR DOS 172 ARTIGOS OBSERVADOS AINDA NÃO É POSSÍVEL MAPEAR UMA “REDE DE PESQUISA” VOLTADA PARA O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OS RESULTADOS NÃO APONTAM CONSTÂNCIA OU UMA CONCENTRAÇÃO DE PUBLICAÇÕES VINCULADAS A ALGUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, E TAMPOUCO A ALGUM NÚCLEO OU LABORATÓRIO DE PESQUISA. PERCEBE-SE QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA AINDA É UM TEMA POUQUÍSSIMO EVIDENCIADO, CONTUDO, ESSE PODE NÃO SER O PADRÃO DE OUTROS PERIÓDICOS, CONCLUSÃO ESTA QUE PODERÁ SER VERIFICADA SE FOR REALIZADA A ANÁLISE DE OUTROS PERIÓDICOS QUALIS A. PORTANTO, DE ACORDO COM O PERIÓDICO ANALISADO, O TEMA RELACIONADO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AINDA É POUCO EXPLORADO E NECESSITA DE MAIS ATENÇÃO POR PARTE DO PERIÓDICO E DE SEUS AUTORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.