Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DE UM ESTUDANTE DALTÔNICO OBTIDAATRAVÉS DAAPLICAÇÃO DE UM ARQUÉTIPO DE SOFTWARE

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      INDIVÍDUOS. O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA INICIATIVA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM\r\n
      DEFICIÊNCIA VISUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE OS DALTÔNICOS. PARA ISSO, PLANEJOU-SE A CONSTRUÇÃO DE\r\n
      UM ARQUÉTIPO DE SOFTWARE QUE SUBSTITUI AS CORES EM PERIFÉRICOS DE SAÍDA PARA CORES\r\n
      CORRESPONDENTES A UMA TONALIDADE MAIS BEM ASSIMILADA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA\r\n
      PARTICIPANTE, A QUAL PERMITIU COLETAR DADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE UM USUÁRIO\r\n
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      SOFTWARE TEVE PAPEL FUNDAMENTAL PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DALTONISMO E PODERÁ SER ÚTIL PARA\r\n
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO ASSEGURA A INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. PORÉM, VÁRIOS OBSTÁCULOS PRECISAM SER ENFRENTADOS PARA O EFETIVO EXERCÍCIO DOS DIREITOS DESSES INDIVÍDUOS. O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA INICIATIVA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE OS DALTÔNICOS. PARA ISSO, PLANEJOU-SE A CONSTRUÇÃO DE UM ARQUÉTIPO DE SOFTWARE QUE SUBSTITUI AS CORES EM PERIFÉRICOS DE SAÍDA PARA CORES CORRESPONDENTES A UMA TONALIDADE MAIS BEM ASSIMILADA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA PARTICIPANTE, A QUAL PERMITIU COLETAR DADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE UM USUÁRIO DALTÔNICO. OS RESULTADOS PRELIMINARES MOSTRAM QUE HOUVE UM AUMENTO NA FACILIDADE DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS FORNECIDOS. CONCLUI-SE QUE A APLICAÇÃO DO ARQUÉTIPO DE SOFTWARE TEVE PAPEL FUNDAMENTAL PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DALTONISMO E PODERÁ SER ÚTIL PARA OUTROS ESTUDANTES ACOMETIDOS PELA MESMA DEFICIÊNCIA.

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