Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LETRAMENTO LITERÁRIO DE INDIVÍDUOS SURDOS: CONFLITOS E POSSIBILIDADES IDENTITÁRIAS

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA, EDUCAÇÃO DOS SURDOS, , Comunicação Oral (CO) AT 07: Educação de Surdos
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81818
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 283
    "inscrito_id" => 349
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO DE INDIVÍDUOS SURDOS: CONFLITOS E POSSIBILIDADES IDENTITÁRIAS"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE POR ESCOPO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E USOS DA LITERATURA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO DO SUJEITO SURDO NA SALA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). APOIOU-SE NO MÉTODO DE COSSON E NO REFERENCIAL TEÓRICO, DE VIGOTSKY E OUTROS TEÓRICOS, NO QUE TANGE AOS ESTUDOS ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, EDUCAÇÃO DE SURDOS E IDENTIDADE. DELIMITOU-SE, COMO PÚBLICO-ALVO, OS QUATRO ESTUDANTES SURDOS, MATRICULADOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL. A METODOLOGIA FOI CONSTRUÍDA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, DIRECIONADAS À REGENTE DA SALA E AOS RESPECTIVOS ESTUDANTES, SOBRE QUESTÕES PERTINENTES À CIRCULAÇÃO DA LITERATURA NO AMBIENTE DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ESTÁ ALICERÇADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDOS PROPOSTA POR BARDIN. A PESQUISA POSSIBILITOU EXPLICITAR UM IMPORTANTE CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SOBRE O LETRAMENTO LITERÁRIO APLICADO COM ALUNOS SURDOS, REVELANDO SIMILARMENTE, QUE HÁ UMA LACUNA NESSE PROCESSO, O QUE SURGE COMO RATIFICAÇÃO, PARA QUE SE INSIRA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO REGULAR, UM ENSINO E APRENDIZAGEM PAUTADO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA, INTERAGINDO NATURALMENTE, COM SUA LÍNGUA NATURAL – A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - A L1, E CONCOMITANTEMENTE, COM A ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA – A L2, A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIAIS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DOS LIMITES E ALCANCES DOS ESTUDANTES COMO LEITORES, A PARTIR DAS SUAS POTENCIALIDADES, QUE FORAM TRABALHADAS NO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA, EDUCAÇÃO DOS SURDOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID349_20102021225016.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JÚLIA COSTA CHAVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "julia.silva@ifs.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFAL "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81818
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 283
    "inscrito_id" => 349
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO DE INDIVÍDUOS SURDOS: CONFLITOS E POSSIBILIDADES IDENTITÁRIAS"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE POR ESCOPO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E USOS DA LITERATURA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO DO SUJEITO SURDO NA SALA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). APOIOU-SE NO MÉTODO DE COSSON E NO REFERENCIAL TEÓRICO, DE VIGOTSKY E OUTROS TEÓRICOS, NO QUE TANGE AOS ESTUDOS ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, EDUCAÇÃO DE SURDOS E IDENTIDADE. DELIMITOU-SE, COMO PÚBLICO-ALVO, OS QUATRO ESTUDANTES SURDOS, MATRICULADOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL. A METODOLOGIA FOI CONSTRUÍDA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, DIRECIONADAS À REGENTE DA SALA E AOS RESPECTIVOS ESTUDANTES, SOBRE QUESTÕES PERTINENTES À CIRCULAÇÃO DA LITERATURA NO AMBIENTE DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ESTÁ ALICERÇADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDOS PROPOSTA POR BARDIN. A PESQUISA POSSIBILITOU EXPLICITAR UM IMPORTANTE CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SOBRE O LETRAMENTO LITERÁRIO APLICADO COM ALUNOS SURDOS, REVELANDO SIMILARMENTE, QUE HÁ UMA LACUNA NESSE PROCESSO, O QUE SURGE COMO RATIFICAÇÃO, PARA QUE SE INSIRA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO REGULAR, UM ENSINO E APRENDIZAGEM PAUTADO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA, INTERAGINDO NATURALMENTE, COM SUA LÍNGUA NATURAL – A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - A L1, E CONCOMITANTEMENTE, COM A ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA – A L2, A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIAIS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DOS LIMITES E ALCANCES DOS ESTUDANTES COMO LEITORES, A PARTIR DAS SUAS POTENCIALIDADES, QUE FORAM TRABALHADAS NO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA, EDUCAÇÃO DOS SURDOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID349_20102021225016.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JÚLIA COSTA CHAVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "julia.silva@ifs.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFAL "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTA PESQUISA TEVE POR ESCOPO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E USOS DA LITERATURA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO DO SUJEITO SURDO NA SALA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). APOIOU-SE NO MÉTODO DE COSSON E NO REFERENCIAL TEÓRICO, DE VIGOTSKY E OUTROS TEÓRICOS, NO QUE TANGE AOS ESTUDOS ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, EDUCAÇÃO DE SURDOS E IDENTIDADE. DELIMITOU-SE, COMO PÚBLICO-ALVO, OS QUATRO ESTUDANTES SURDOS, MATRICULADOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL. A METODOLOGIA FOI CONSTRUÍDA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, DIRECIONADAS À REGENTE DA SALA E AOS RESPECTIVOS ESTUDANTES, SOBRE QUESTÕES PERTINENTES À CIRCULAÇÃO DA LITERATURA NO AMBIENTE DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ESTÁ ALICERÇADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDOS PROPOSTA POR BARDIN. A PESQUISA POSSIBILITOU EXPLICITAR UM IMPORTANTE CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SOBRE O LETRAMENTO LITERÁRIO APLICADO COM ALUNOS SURDOS, REVELANDO SIMILARMENTE, QUE HÁ UMA LACUNA NESSE PROCESSO, O QUE SURGE COMO RATIFICAÇÃO, PARA QUE SE INSIRA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO REGULAR, UM ENSINO E APRENDIZAGEM PAUTADO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA, INTERAGINDO NATURALMENTE, COM SUA LÍNGUA NATURAL – A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - A L1, E CONCOMITANTEMENTE, COM A ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA – A L2, A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIAIS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DOS LIMITES E ALCANCES DOS ESTUDANTES COMO LEITORES, A PARTIR DAS SUAS POTENCIALIDADES, QUE FORAM TRABALHADAS NO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA BÁSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.