Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: A PARTIR DA LEI 14.191, 03 DE AGOSTO DE 2021

Palavra-chaves: LEI 14.191 DE 2021, LIBRAS, LÍNGUA PORTUGUESA L2, SURDOS, Comunicação Oral (CO) AT 03: Currículo e Educação Inclusiva
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81859
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 831
    "titulo" => """
      PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: \r\n
      A PARTIR DA LEI 14.191, 03 DE AGOSTO DE 2021
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      A LÍNGUA PORTUGUESA É DIRECIONADA PARA OS SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESSE FATO, A FORMA DE ENSINO PARA ESSES SUJEITOS DEVE TER ESTRATÉGIAS COM METODOLOGIAS QUE VENHAM A CONTRIBUIR COM AS SINGULARIDADES DESSES ALUNOS.  NESSE CASO, AO MINISTRAR AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS SURDOS, O PROFESSOR PRECISA DOMINAR LIBRAS (PRIMEIRA LÍNGUA DO ALUNO SURDO). DESSA FORMA, ESSE PROFESSOR ESTARÁ CONTEMPLANDO AS SINGULARIDADES DESSE SUJEITO, FACILITANDO ASSIM COM O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E A ESCRITA DOS MESMOS. ESSE TRABALHO VEM NOS MOSTRAR COMO ACONTECE A EDUCAÇÃO DOS SURDOS DO FUNDAMENTA II DA E. M. E. F. JOSÉ MARIZ DE CONDE-PB; OS PROBLEMAS DO DIA A DIA, FRENTE AOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. TEREMOS COMO BASE TEÓRICA A LEI 14.191, 03 DE AGOSTO DE 2021, A PARTIR DESSA LEI PODEMOS REFLETIR COMO ACONTECE O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS E, EM CONTRAPARTIDA COMO ESSA LEI VEM NOS NORTEAR PARA UM ENSINO DE FATO. ASSIM, IREMOS CONTRIBUIR COM METODOLOGIAS QUE APLICAMOS DURANTE AS AULAS, MAS QUE PODERÁ SER MODIFICADA A PARTIR DESSA NOVA LEI.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Currículo e Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "LEI 14.191 DE 2021, LIBRAS, LÍNGUA PORTUGUESA L2, SURDOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA3_ID831_20102021153959.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "ADILMA"
    "autor_email" => "adilmalibrasp@gmail.com"
    "autor_ies" => "NASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81859
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 831
    "titulo" => """
      PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: \r\n
      A PARTIR DA LEI 14.191, 03 DE AGOSTO DE 2021
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      A LÍNGUA PORTUGUESA É DIRECIONADA PARA OS SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESSE FATO, A FORMA DE ENSINO PARA ESSES SUJEITOS DEVE TER ESTRATÉGIAS COM METODOLOGIAS QUE VENHAM A CONTRIBUIR COM AS SINGULARIDADES DESSES ALUNOS.  NESSE CASO, AO MINISTRAR AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS SURDOS, O PROFESSOR PRECISA DOMINAR LIBRAS (PRIMEIRA LÍNGUA DO ALUNO SURDO). DESSA FORMA, ESSE PROFESSOR ESTARÁ CONTEMPLANDO AS SINGULARIDADES DESSE SUJEITO, FACILITANDO ASSIM COM O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E A ESCRITA DOS MESMOS. ESSE TRABALHO VEM NOS MOSTRAR COMO ACONTECE A EDUCAÇÃO DOS SURDOS DO FUNDAMENTA II DA E. M. E. F. JOSÉ MARIZ DE CONDE-PB; OS PROBLEMAS DO DIA A DIA, FRENTE AOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. TEREMOS COMO BASE TEÓRICA A LEI 14.191, 03 DE AGOSTO DE 2021, A PARTIR DESSA LEI PODEMOS REFLETIR COMO ACONTECE O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS E, EM CONTRAPARTIDA COMO ESSA LEI VEM NOS NORTEAR PARA UM ENSINO DE FATO. ASSIM, IREMOS CONTRIBUIR COM METODOLOGIAS QUE APLICAMOS DURANTE AS AULAS, MAS QUE PODERÁ SER MODIFICADA A PARTIR DESSA NOVA LEI.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Currículo e Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "LEI 14.191 DE 2021, LIBRAS, LÍNGUA PORTUGUESA L2, SURDOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA3_ID831_20102021153959.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "ADILMA"
    "autor_email" => "adilmalibrasp@gmail.com"
    "autor_ies" => "NASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

RESUMO A LÍNGUA PORTUGUESA É DIRECIONADA PARA OS SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESSE FATO, A FORMA DE ENSINO PARA ESSES SUJEITOS DEVE TER ESTRATÉGIAS COM METODOLOGIAS QUE VENHAM A CONTRIBUIR COM AS SINGULARIDADES DESSES ALUNOS. NESSE CASO, AO MINISTRAR AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS SURDOS, O PROFESSOR PRECISA DOMINAR LIBRAS (PRIMEIRA LÍNGUA DO ALUNO SURDO). DESSA FORMA, ESSE PROFESSOR ESTARÁ CONTEMPLANDO AS SINGULARIDADES DESSE SUJEITO, FACILITANDO ASSIM COM O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E A ESCRITA DOS MESMOS. ESSE TRABALHO VEM NOS MOSTRAR COMO ACONTECE A EDUCAÇÃO DOS SURDOS DO FUNDAMENTA II DA E. M. E. F. JOSÉ MARIZ DE CONDE-PB; OS PROBLEMAS DO DIA A DIA, FRENTE AOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. TEREMOS COMO BASE TEÓRICA A LEI 14.191, 03 DE AGOSTO DE 2021, A PARTIR DESSA LEI PODEMOS REFLETIR COMO ACONTECE O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS E, EM CONTRAPARTIDA COMO ESSA LEI VEM NOS NORTEAR PARA UM ENSINO DE FATO. ASSIM, IREMOS CONTRIBUIR COM METODOLOGIAS QUE APLICAMOS DURANTE AS AULAS, MAS QUE PODERÁ SER MODIFICADA A PARTIR DESSA NOVA LEI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.