Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

“ERA NA BASE DA PALMATÓRIA/.../ APANHANDO PRA APRENDER”: MEMÓRIAS ESCOLARES E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM PESSOAS IDOSAS (PIS)

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO, MEMÓRIAS ESCOLARES, PESSOAS IDOSAS (PIS), PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81893
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 148
    "inscrito_id" => 455
    "titulo" => "“ERA NA BASE DA PALMATÓRIA/.../ APANHANDO PRA APRENDER”: MEMÓRIAS ESCOLARES E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM PESSOAS IDOSAS (PIS)"
    "resumo" => "EM QUE SENTIDO AS EXPERIÊNCIAS COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA VIVENCIADAS POR PIS CONTRIBUEM PARA SE QUESTIONAR A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA? QUE SABERES MATEMÁTICOS SÃO POR ELES NARRADOS SUSCITAM QUESTÕES INDAGATIVAS QUANTO À FORMAÇÃO, SOBRETUDO, PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA? PARA ISSO ANALISAMOS MEMÓRIAS ESCOLARES NARRADAS POR EDUCANDOS IDOSOS(AS) DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE (UAMA) SOBRE LEMBRANÇAS ESCOLARES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, VIVENCIADAS NO AMBIENTE ESCOLAR QUANDO DA SUA ESCOLARIZAÇÃO, ENVOLVENDO A POSTURA DO PROFESSOR, CONTEÚDO CURRICULAR, METODOLOGIA DO ENSINO, AVALIAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS (LIVRO, CADERNOS, BORRÃO, GIZ, QUADRO, SALA DE AULA), A FIM DE REFLETIR A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. COMPREENDE-SE QUE A SOCIEDADE DEVE PERCEBER AS PESSOAS IDOSAS NÃO APENAS COMO SUJEITOS APRENDENTES, MAS ENSINANTES EM SUAS NARRATIVAS POR SINALIZAREM PRÁTICAS ESCOLARES QUE DEVEM SER REPENSADAS TANTO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUANTO NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SOBRETUDO EM TERMOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO, MEMÓRIAS ESCOLARES, PESSOAS IDOSAS (PIS), PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA10_ID455_04102021200345.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY"
    "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET-RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81893
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 148
    "inscrito_id" => 455
    "titulo" => "“ERA NA BASE DA PALMATÓRIA/.../ APANHANDO PRA APRENDER”: MEMÓRIAS ESCOLARES E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM PESSOAS IDOSAS (PIS)"
    "resumo" => "EM QUE SENTIDO AS EXPERIÊNCIAS COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA VIVENCIADAS POR PIS CONTRIBUEM PARA SE QUESTIONAR A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA? QUE SABERES MATEMÁTICOS SÃO POR ELES NARRADOS SUSCITAM QUESTÕES INDAGATIVAS QUANTO À FORMAÇÃO, SOBRETUDO, PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA? PARA ISSO ANALISAMOS MEMÓRIAS ESCOLARES NARRADAS POR EDUCANDOS IDOSOS(AS) DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE (UAMA) SOBRE LEMBRANÇAS ESCOLARES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, VIVENCIADAS NO AMBIENTE ESCOLAR QUANDO DA SUA ESCOLARIZAÇÃO, ENVOLVENDO A POSTURA DO PROFESSOR, CONTEÚDO CURRICULAR, METODOLOGIA DO ENSINO, AVALIAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS (LIVRO, CADERNOS, BORRÃO, GIZ, QUADRO, SALA DE AULA), A FIM DE REFLETIR A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. COMPREENDE-SE QUE A SOCIEDADE DEVE PERCEBER AS PESSOAS IDOSAS NÃO APENAS COMO SUJEITOS APRENDENTES, MAS ENSINANTES EM SUAS NARRATIVAS POR SINALIZAREM PRÁTICAS ESCOLARES QUE DEVEM SER REPENSADAS TANTO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUANTO NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SOBRETUDO EM TERMOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO, MEMÓRIAS ESCOLARES, PESSOAS IDOSAS (PIS), PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA10_ID455_04102021200345.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY"
    "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET-RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

EM QUE SENTIDO AS EXPERIÊNCIAS COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA VIVENCIADAS POR PIS CONTRIBUEM PARA SE QUESTIONAR A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA? QUE SABERES MATEMÁTICOS SÃO POR ELES NARRADOS SUSCITAM QUESTÕES INDAGATIVAS QUANTO À FORMAÇÃO, SOBRETUDO, PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA? PARA ISSO ANALISAMOS MEMÓRIAS ESCOLARES NARRADAS POR EDUCANDOS IDOSOS(AS) DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE (UAMA) SOBRE LEMBRANÇAS ESCOLARES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, VIVENCIADAS NO AMBIENTE ESCOLAR QUANDO DA SUA ESCOLARIZAÇÃO, ENVOLVENDO A POSTURA DO PROFESSOR, CONTEÚDO CURRICULAR, METODOLOGIA DO ENSINO, AVALIAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS (LIVRO, CADERNOS, BORRÃO, GIZ, QUADRO, SALA DE AULA), A FIM DE REFLETIR A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. COMPREENDE-SE QUE A SOCIEDADE DEVE PERCEBER AS PESSOAS IDOSAS NÃO APENAS COMO SUJEITOS APRENDENTES, MAS ENSINANTES EM SUAS NARRATIVAS POR SINALIZAREM PRÁTICAS ESCOLARES QUE DEVEM SER REPENSADAS TANTO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUANTO NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SOBRETUDO EM TERMOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.