Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO PARÁ

Palavra-chaves: ADAPTAÇÕES CURRICULARES, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8478
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 744
    "inscrito_id" => 1814
    "titulo" => "ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO PARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar como tem sido desenvolvido os processos de adaptações curriculares para alunos com deficiência no Ensino Médio. Para tanto, levou-se em consideração os preceitos estabelecidos no artigo 59 da lei n° 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN), que atenta para os aparatos necessários à inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, desenvolvida por intermédio de um estudo de caso. Inicialmente, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental a fim de se conhecer autores que discutem a realidade investigada, tais como Ferreira e Guimarães (2003) e Kuenzer (2009), dentre outros, apreendendo-se documentos que subsidiaram a análise da realidade brasileira e, em especial, a local. Para proceder à coleta e ao registro dos dados, desenvolveu-se a observação participante a fim de conhecer a realidade social investigada e os conflitos que norteiam tal questão. Após a realização da pesquisa, identificaram-se inúmeros problemas quanto ao processo de adaptações curriculares, a inadequação da estrutura física, técnica, metodológica e didática da escola e, também, a falta de formação inicial e continuada dos professores, haja vista que estes, em sua grande maioria, não possuem curso de aperfeiçoamento ou pós-graduação na área da educação especial, havendo escassez de formação continuada oferecida pela escola e/ou Estado. Mediante o exame, pode-se afirmar que a escola, lócus da pesquisa, necessita adequar-se para promover a efetiva inclusão dos alunos com deficiência nas atividades diárias desenvolvidas no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA."
    "palavra_chave" => "ADAPTAÇÕES CURRICULARES, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_05_37_53_idinscrito_1814_4197e2f6d81cef07edb51809cacffe03.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEN TAVARES GODIM DE ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "SUELEN GODIM"
    "autor_email" => "suelengodim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8478
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 744
    "inscrito_id" => 1814
    "titulo" => "ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO PARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar como tem sido desenvolvido os processos de adaptações curriculares para alunos com deficiência no Ensino Médio. Para tanto, levou-se em consideração os preceitos estabelecidos no artigo 59 da lei n° 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN), que atenta para os aparatos necessários à inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, desenvolvida por intermédio de um estudo de caso. Inicialmente, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental a fim de se conhecer autores que discutem a realidade investigada, tais como Ferreira e Guimarães (2003) e Kuenzer (2009), dentre outros, apreendendo-se documentos que subsidiaram a análise da realidade brasileira e, em especial, a local. Para proceder à coleta e ao registro dos dados, desenvolveu-se a observação participante a fim de conhecer a realidade social investigada e os conflitos que norteiam tal questão. Após a realização da pesquisa, identificaram-se inúmeros problemas quanto ao processo de adaptações curriculares, a inadequação da estrutura física, técnica, metodológica e didática da escola e, também, a falta de formação inicial e continuada dos professores, haja vista que estes, em sua grande maioria, não possuem curso de aperfeiçoamento ou pós-graduação na área da educação especial, havendo escassez de formação continuada oferecida pela escola e/ou Estado. Mediante o exame, pode-se afirmar que a escola, lócus da pesquisa, necessita adequar-se para promover a efetiva inclusão dos alunos com deficiência nas atividades diárias desenvolvidas no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA."
    "palavra_chave" => "ADAPTAÇÕES CURRICULARES, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_05_37_53_idinscrito_1814_4197e2f6d81cef07edb51809cacffe03.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEN TAVARES GODIM DE ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "SUELEN GODIM"
    "autor_email" => "suelengodim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como tem sido desenvolvido os processos de adaptações curriculares para alunos com deficiência no Ensino Médio. Para tanto, levou-se em consideração os preceitos estabelecidos no artigo 59 da lei n° 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN), que atenta para os aparatos necessários à inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, desenvolvida por intermédio de um estudo de caso. Inicialmente, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental a fim de se conhecer autores que discutem a realidade investigada, tais como Ferreira e Guimarães (2003) e Kuenzer (2009), dentre outros, apreendendo-se documentos que subsidiaram a análise da realidade brasileira e, em especial, a local. Para proceder à coleta e ao registro dos dados, desenvolveu-se a observação participante a fim de conhecer a realidade social investigada e os conflitos que norteiam tal questão. Após a realização da pesquisa, identificaram-se inúmeros problemas quanto ao processo de adaptações curriculares, a inadequação da estrutura física, técnica, metodológica e didática da escola e, também, a falta de formação inicial e continuada dos professores, haja vista que estes, em sua grande maioria, não possuem curso de aperfeiçoamento ou pós-graduação na área da educação especial, havendo escassez de formação continuada oferecida pela escola e/ou Estado. Mediante o exame, pode-se afirmar que a escola, lócus da pesquisa, necessita adequar-se para promover a efetiva inclusão dos alunos com deficiência nas atividades diárias desenvolvidas no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.