Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ATIVIDADES ADIDÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA COMPRESSÃO DA REALIDADE VIVIDA NA ESCOLA

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA, ATIVIDADES ADIDATICAS Comunicação Oral (CO) ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A Matemática por se tratar de uma disciplina presente em todos os currículos é tida como uma disciplina básica. Segundo Soares (2009) a matemática possui uma longa história e conta com a contribuição de inúmeros povos. Embora exista contribuição da Matemática nos mais diversos campos do saber, muitos fatores têm dificultado a sua aprendizagem. Dentre eles, podemos destacar o conceito pré-formado de que a “Matemática é difícil”, a formação inadequada dos professores, a metodologia de cálculos excessivos, a falta de contextualização e a linguagem (SILVA, 2005). A solução para essa problemática, quanto à aprendizagem da Matemática, passa, necessariamente, por uma disciplina lecionada de forma associada às necessidades da comunidade estudantil, a fim de capacitar os indivíduos para uma plena participação na vida social. Uma das maneiras que é possível de fazer perceber a matemática no contexto da sala de aula é a do ensino de Estatística. Uma forma de planejar um modelo de estatística que forneça a autonomia do aluno está intimamente vinculada às ideias de Brousseau (1996) sobre atividades adidáticas. Nesse contexto, o trabalho tem como principal objetivo apresentar uma atividade adidática, na qual utilizamos a estatística para a construção do perfil dos estudantes do EF de uma escola pública da cidade d Campina Grande – PB, bem como as impressões dos estudantes que tiveram envolvidos na atividade acerca dessa metodologia utilizada para lhes ensinar a matemática de maneira mais próxima do cotidiano.A partir da utilização da atividade adidática no ensino de matemática o principal resultado esperado foi a expansão do conhecimento dos alunos sobre Estatística e uma mudança na visão dos alunos quanto ao ensino de Matemática. Os resultados daquilo que os alunos investigaram em relação ao perfil do aluno propiciou uma série de discussões para além do campo da Matemática por envolver questões de ordem familiar, pessoal e acadêmica. Puderam compreender como o fazer estatística pode ajudar a representar o perfil de uma comunidade ou de um espaço geográfico o que pra eles foi muito animador, por se tratar de suas vivências no seu próprio contexto.

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