Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONTRIBUTOS DO CONSELHO DE CLASSE PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: CONSELHO DE CLASSE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8616
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 3169
    "titulo" => "CONTRIBUTOS DO CONSELHO DE CLASSE PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência formativa no âmbito do conselho de classe no contexto da educação básica desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Trata-se de um relato de experiência que busca descrever a dinâmica dos conselhos de classe, considerando as contribuições desta instância para a formação dos professores. O estudo em tela se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa; os procedimentos de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante. Conclui-se que o conselho de classe é um espaço democrático de avaliação, análises e decisões coletivas, por conseguinte, instrumento fundamental de efetivação de ensino-aprendizagem de qualidade, bem como se traduz num canal de ação educativa de todos os profissionais da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "CONSELHO DE CLASSE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_22_07_06_idinscrito_3169_cdb406d0f8f5aa12833abb9dcd62ba26.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA MARIA RODRIGUES TABOSA BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA TABOSA"
    "autor_email" => "marciamrtb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FAFIRE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8616
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 3169
    "titulo" => "CONTRIBUTOS DO CONSELHO DE CLASSE PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência formativa no âmbito do conselho de classe no contexto da educação básica desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Trata-se de um relato de experiência que busca descrever a dinâmica dos conselhos de classe, considerando as contribuições desta instância para a formação dos professores. O estudo em tela se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa; os procedimentos de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante. Conclui-se que o conselho de classe é um espaço democrático de avaliação, análises e decisões coletivas, por conseguinte, instrumento fundamental de efetivação de ensino-aprendizagem de qualidade, bem como se traduz num canal de ação educativa de todos os profissionais da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "CONSELHO DE CLASSE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_22_07_06_idinscrito_3169_cdb406d0f8f5aa12833abb9dcd62ba26.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA MARIA RODRIGUES TABOSA BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA TABOSA"
    "autor_email" => "marciamrtb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FAFIRE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência formativa no âmbito do conselho de classe no contexto da educação básica desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Trata-se de um relato de experiência que busca descrever a dinâmica dos conselhos de classe, considerando as contribuições desta instância para a formação dos professores. O estudo em tela se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa; os procedimentos de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante. Conclui-se que o conselho de classe é um espaço democrático de avaliação, análises e decisões coletivas, por conseguinte, instrumento fundamental de efetivação de ensino-aprendizagem de qualidade, bem como se traduz num canal de ação educativa de todos os profissionais da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.