Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de ensino, pesquisa e extensão com professores das Escolas Multisseriadas do Campo e Quilombolas através da sua participação como membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo do Ceará (EDUCAMPO/CE) organizado na Universidade Federal do Ceará. Partimos da premissa de que para contribuir com a formação dos formadores, que atuam nas escolas do campo, a discussão, a análise e, acima de tudo, um referencial teórico denso é fundamental. O EDUCAMPO/CE, surge a partir da necessidade evidenciada na formação desses professores por meio do Projeto Escola da Terra Ceará, desenvolvido desde do ano de 2015, hoje já na sua quarta edição. A proposta de criar um Grupo de Estudos voltado para a temática da Educação do Campo, portanto, envolve a necessidade de ampliar essas discussões para além da sala de aula e dos espaços formativos da universidade e chegar mais próximo da sociedade através dessa ação de formação continuada de professores. A metodologia do Grupo EDUCAMPO/CE busca, no diálogo, no debate e nos estudos, elementos estratégicos e prioritários de formação, mas prevalece como base teórica do estudo o marxismo e os textos de Marx, Lênin, Thompson, e como teoria do conhecimento, o materialismo histórico dialético. A partir da constituição de um quadro situacional e analítico sobre a educação do campo no Ceará, e por essa via, o aperfeiçoamento de medidas capazes de responder aos desafios que atravessam a realidade agrária. O estudo, a pesquisa, a extensão e inclusive seus desdobramentos futuros, constituam apoio à fundamentação de dados densos e precisos sobre as políticas de educação do campo no Estado brasileiro, e no Estado do Ceará, assim como ao fortalecimento das relações intergovernamentais e dos governos com a sociedade civil, no trato das questões afetas aos sujeitos reais que vivem no e do campo.