Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

HORTA VERTICAL NA PERSPECTIVA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: HORTA, PRESERVAÇÃO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8838
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 1181
    "titulo" => "HORTA VERTICAL NA PERSPECTIVA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A educação ambiental vem cada vez mais se  tornando um exercício de cidadania, a qual deve ser  trabalhada de forma interdisciplinar nas escolas visando a reflexão de questões atuais e no modelo de mundo que queremos. O seguinte trabalho teve como principal objetivo realizar a construção de uma horta vertical a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos e orgânicos trazidos de casa pelos próprios alunos. O projeto foi realizado numa escola de nível fundamental que está situada no município de Fagundes- Paraíba, envolvendo turmas dos 6º, 7º e 8º anos do turno tarde. Como proposta metodológica para a construção da horta, foram utilizadas 80 garrafas pet, as quais foram cortadas ao centro e furadas nas laterais e na parte posterior ao corte central, após essa etapa, as garrafas foram enfeitadas com E.V.A., fitas e colas coloridas e para a sustentação foi utilizado náilon e pregos na parede da escola. Por fim, as garrafas foram preenchidas com terra e adubo e foi feito o plantio de hortaliças e ervas medicinais, que em seguida foram utilizadas pela própria comunidade escolar, no tempero para os alimentos e ervas para chás. Este projeto foi de importância mostrando que de uma forma simples podemos ajudar na preservação do meio ambiente, além de mostrar ao alunado a grande importância dessa preservação podendo-se usar de matérias simples para se fazer novos produtos, desta maneira propondo que nem todo lixo na verdade é lixo, ele também pode ser benefício. Com isso observamos a integração que os alunos tiveram e o quanto foi importante a realização desse projeto, haja vista que percebemos uma verdadeira conscientização dos alunos acerca da preservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "HORTA, PRESERVAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_21_48_32_idinscrito_1181_15128a5cd90fc17bcb4389b10a72371f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON ROGACIANO FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON ROGACIANO"
    "autor_email" => "robsonsfr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8838
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 1181
    "titulo" => "HORTA VERTICAL NA PERSPECTIVA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A educação ambiental vem cada vez mais se  tornando um exercício de cidadania, a qual deve ser  trabalhada de forma interdisciplinar nas escolas visando a reflexão de questões atuais e no modelo de mundo que queremos. O seguinte trabalho teve como principal objetivo realizar a construção de uma horta vertical a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos e orgânicos trazidos de casa pelos próprios alunos. O projeto foi realizado numa escola de nível fundamental que está situada no município de Fagundes- Paraíba, envolvendo turmas dos 6º, 7º e 8º anos do turno tarde. Como proposta metodológica para a construção da horta, foram utilizadas 80 garrafas pet, as quais foram cortadas ao centro e furadas nas laterais e na parte posterior ao corte central, após essa etapa, as garrafas foram enfeitadas com E.V.A., fitas e colas coloridas e para a sustentação foi utilizado náilon e pregos na parede da escola. Por fim, as garrafas foram preenchidas com terra e adubo e foi feito o plantio de hortaliças e ervas medicinais, que em seguida foram utilizadas pela própria comunidade escolar, no tempero para os alimentos e ervas para chás. Este projeto foi de importância mostrando que de uma forma simples podemos ajudar na preservação do meio ambiente, além de mostrar ao alunado a grande importância dessa preservação podendo-se usar de matérias simples para se fazer novos produtos, desta maneira propondo que nem todo lixo na verdade é lixo, ele também pode ser benefício. Com isso observamos a integração que os alunos tiveram e o quanto foi importante a realização desse projeto, haja vista que percebemos uma verdadeira conscientização dos alunos acerca da preservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "HORTA, PRESERVAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_21_48_32_idinscrito_1181_15128a5cd90fc17bcb4389b10a72371f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON ROGACIANO FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON ROGACIANO"
    "autor_email" => "robsonsfr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A educação ambiental vem cada vez mais se tornando um exercício de cidadania, a qual deve ser trabalhada de forma interdisciplinar nas escolas visando a reflexão de questões atuais e no modelo de mundo que queremos. O seguinte trabalho teve como principal objetivo realizar a construção de uma horta vertical a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos e orgânicos trazidos de casa pelos próprios alunos. O projeto foi realizado numa escola de nível fundamental que está situada no município de Fagundes- Paraíba, envolvendo turmas dos 6º, 7º e 8º anos do turno tarde. Como proposta metodológica para a construção da horta, foram utilizadas 80 garrafas pet, as quais foram cortadas ao centro e furadas nas laterais e na parte posterior ao corte central, após essa etapa, as garrafas foram enfeitadas com E.V.A., fitas e colas coloridas e para a sustentação foi utilizado náilon e pregos na parede da escola. Por fim, as garrafas foram preenchidas com terra e adubo e foi feito o plantio de hortaliças e ervas medicinais, que em seguida foram utilizadas pela própria comunidade escolar, no tempero para os alimentos e ervas para chás. Este projeto foi de importância mostrando que de uma forma simples podemos ajudar na preservação do meio ambiente, além de mostrar ao alunado a grande importância dessa preservação podendo-se usar de matérias simples para se fazer novos produtos, desta maneira propondo que nem todo lixo na verdade é lixo, ele também pode ser benefício. Com isso observamos a integração que os alunos tiveram e o quanto foi importante a realização desse projeto, haja vista que percebemos uma verdadeira conscientização dos alunos acerca da preservação do meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.