Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções

E-books

ISBN: 978-65-86901-72-6

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PERÍODO DA RETOMADA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n
                  CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJU&Iacute;/FASA)<br />\r\n
                  ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n
                  GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n
                  HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n
                  IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n
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                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A pandemia da Covid 19 explicitou-se a condição de obsolescência do o sistema educacional vigente, sobretudo a dificuldade em relação a avaliação da aprendizagem dos discentes, pois suas práticas pedagógicas estão majoritariamente ao exame escolar. Diante disso, o objetivo desse estudo é refletir o cenário da avaliação da aprendizagem no período de retomada das atividades presenciais em meio a pandemia da Covid 19. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa que busca refletir os fenômenos educacionais partindo das subjetividades presentes nas instituições de ensino (CIZZOTTI, 2003). Além disso, foi desenvolvido um estudo de caso (ANDRÉ, 2013) do cenário educacional de escolas públicas da educação básica do estado da Bahia, onde foram aplicados questionários para estudantes, docentes, coordenadores pedagógicos e gestores para verificar o cenário da avaliação educacional no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI). O isolamento social proposto pela pandemia da Covid 19 redefiniu as relações vigentes. No lexema educacional as instituições escolares sofreram um abalo estrutural, pois a prática pedagógica teve que se redefinir para os moldes do ensino remoto. Assim, Nóvoa (2022) denuncia que a escola contemporânea segue a mesma estrutura organizacional do século XIX, entretanto a pandemia da Covid 19 explicitou a necessidade de uma reformulação da relação ensino-aprendizagem. Nesse contexto, uma das instâncias mais afetadas nesse cenário foi a avaliação da aprendizagem escolar, pois não se conseguia tecer um diagnóstico claro dos conhecimentos incorporados pelos discentes (LUCKESI, 2011). Desta forma, ao longo desse texto teceram-se análises sobre a situação da avaliação da aprendizagem nas escolas de educação básica desse território de identidade do semiárido baiano. Para maior rigor científico foram realizadas comparações entre as diferentes óticas presentes nas instituições escolares. Portanto, o trabalho buscou apresentar a realidade da avaliação escolar no período de retomada das atividades pedagógicas presenciais durante a pandemia da Covid 19.

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