Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS INTERATIVAS, ESTRATÉGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: LEITURA, COMPREENSÃO, LÍNGUA INGLESA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9151
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1945
    "inscrito_id" => 1497
    "titulo" => "PRÁTICAS INTERATIVAS, ESTRATÉGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou abordar uma proposta metodológica para o ensino de leitura e compreensão de textos em língua inglesa em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando estratégias que aumentem o nível de consciência sobre as ideias principais em um texto e possibilitem a exploração e a organização do mesmo pelos estudantes, através de uma sugestão de sequência didática utilizando histórias em quadrinhos (HQs). Logo, pode-se dizer, que o contato do aluno com o texto mediante a interação autor leitor dependerá da forma como o professor utilizará as estratégias de leitura, considerando a possibilidade de que mesmo com um conhecimento linguístico limitado, utilizando Estratégias de Leitura e Compreensão, tais como a identificação da ideia central, inferência dos significados das palavras pelo contexto, trabalho com as pistas fornecidas, entre outras, é possível se compreender o texto. Como base teórica, utilizamos Queiroz (2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Grabe (2002) acerca do papel e da importância das Estratégias de Leitura na compreensão de textos no processo de ensino e aprendizagem, Cajal (2001), Marchuschi (2008) para abordar as Práticas Interativas. Esperamos que na prática, a sequência didática aqui apresentada surta o efeito por nós esperado: mostrar que é possível ler e compreender textos em Língua Inglesa sem necessariamente ter que traduzi-lo por completo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "LEITURA, COMPREENSÃO, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_17_37_06_idinscrito_1497_d2129ba8772cd9d63d9cf9eead5d5828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA TELES PATRICIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA TELES"
    "autor_email" => "ftp_oliveira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9151
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1945
    "inscrito_id" => 1497
    "titulo" => "PRÁTICAS INTERATIVAS, ESTRATÉGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou abordar uma proposta metodológica para o ensino de leitura e compreensão de textos em língua inglesa em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando estratégias que aumentem o nível de consciência sobre as ideias principais em um texto e possibilitem a exploração e a organização do mesmo pelos estudantes, através de uma sugestão de sequência didática utilizando histórias em quadrinhos (HQs). Logo, pode-se dizer, que o contato do aluno com o texto mediante a interação autor leitor dependerá da forma como o professor utilizará as estratégias de leitura, considerando a possibilidade de que mesmo com um conhecimento linguístico limitado, utilizando Estratégias de Leitura e Compreensão, tais como a identificação da ideia central, inferência dos significados das palavras pelo contexto, trabalho com as pistas fornecidas, entre outras, é possível se compreender o texto. Como base teórica, utilizamos Queiroz (2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Grabe (2002) acerca do papel e da importância das Estratégias de Leitura na compreensão de textos no processo de ensino e aprendizagem, Cajal (2001), Marchuschi (2008) para abordar as Práticas Interativas. Esperamos que na prática, a sequência didática aqui apresentada surta o efeito por nós esperado: mostrar que é possível ler e compreender textos em Língua Inglesa sem necessariamente ter que traduzi-lo por completo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "LEITURA, COMPREENSÃO, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_17_37_06_idinscrito_1497_d2129ba8772cd9d63d9cf9eead5d5828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA TELES PATRICIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA TELES"
    "autor_email" => "ftp_oliveira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho objetivou abordar uma proposta metodológica para o ensino de leitura e compreensão de textos em língua inglesa em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando estratégias que aumentem o nível de consciência sobre as ideias principais em um texto e possibilitem a exploração e a organização do mesmo pelos estudantes, através de uma sugestão de sequência didática utilizando histórias em quadrinhos (HQs). Logo, pode-se dizer, que o contato do aluno com o texto mediante a interação autor leitor dependerá da forma como o professor utilizará as estratégias de leitura, considerando a possibilidade de que mesmo com um conhecimento linguístico limitado, utilizando Estratégias de Leitura e Compreensão, tais como a identificação da ideia central, inferência dos significados das palavras pelo contexto, trabalho com as pistas fornecidas, entre outras, é possível se compreender o texto. Como base teórica, utilizamos Queiroz (2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Grabe (2002) acerca do papel e da importância das Estratégias de Leitura na compreensão de textos no processo de ensino e aprendizagem, Cajal (2001), Marchuschi (2008) para abordar as Práticas Interativas. Esperamos que na prática, a sequência didática aqui apresentada surta o efeito por nós esperado: mostrar que é possível ler e compreender textos em Língua Inglesa sem necessariamente ter que traduzi-lo por completo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.